A Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Centro Internacional de Formação da OIT (CIF-OIT) assinaram na semana passada (21) um acordo com o objetivo de facilitar a realização de cursos e atividades acadêmicas sobre direitos humanos, promoção do trabalho decente e temas correlatos, dirigidos ao aperfeiçoamento e à capacitação de membros do MPT.
O memorando é válido por dois anos e prevê o intercâmbio de informações entre as duas instituições. O acordo permite ainda o acesso de membros do MPT a bolsas de estudos e cursos já oferecidos pelo Centro.
“A assinatura do memorando de entendimento representa mais uma consolidação da parceria entre as duas instituições”, disse o assessor para assuntos internacionais do MPT, o subprocurador-geral Cristiano Paixão.
Por sua vez, o diretor do escritório da OIT no Brasil, Martin Hahn, destacou a importância do intercâmbio “para que a OIT possa aprender sobre os desafios em países específicos, porque isso vai ajudar (a organização) a continuar a criar recomendações que sejam pertinentes, que reflitam a realidade e que possam ser aplicadas em outros Estados”.
O CIF-OIT é um centro de formação profissional avançada, criado pela OIT e pelo governo da Itália, na cidade de Turim, em 1964.
Fonte: ONU Brasil
Data original da publicação: 27/08/2019