O Trabalho Pós Reforma Trabalhista, Vol. 1

Autor: José Dari Krein et al (Org.)
Editora: Cesit
Ano: 2021
ISBN: 9786599446115

O presente livro tem a finalidade de apresentar o resultado de uma pesquisa sobre os impactos da reforma trabalhista de 2017 sobre a economia, mercado de trabalho, desigualdade de rendimento do trabalho, formas de contratação, jornada, remuneração, sindicalismo, instituições públicas do trabalho e negociações coletivas.

A reforma de 2017 foi justificada pelos seus apoiadores como sendo a solução aos problemas do emprego, da ausência de competitividade, da estagnação da economia, dos elevados custos da força de trabalho e da busca de “segurança jurídica”. Os resultados, em todas as dimensões analisadas, mostram que a reforma não concretizou suas promessas e aprofundou ainda mais a precarização do trabalho, sem produzir efeitos sobre a economia, que seguiu estagnada.

O estudo busca verificar o que efetivamente aconteceu no mundo do trabalho após a reforma, por meio de uma ampla variedade de fontes de dados e pesquisas empíricas. Pouco mais de dois anos após a reforma, com o advento da pandemia provocada pelo coronavírus, assiste-se tanto a um recrudescimento da realidade, quanto a uma dificuldade adicional para a análise dos efeitos da reforma. Por isso, a opção foi trabalhar com os dados anteriores à pandemia, mas com abordagem sobre seu contexto em alguns dos capítulos, quando possível, tendo em vista o entrelaçamento das repercussões sanitárias, econômicas e trabalhistas, sem precedente na história.

(texto presente no site da editora)

Onde encontrar

A obra está disponível para download gratuito no site da editora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *