Maio Lilás 2022: Sindicato para quê? Para fortalecer você

Ilustração: MPT

A Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis) do Ministério Público do Trabalho lançou neste mês de maio a campanha “Maio Lilás 2022”, com o lema: Sindicato para quê? Para fortalecer você!

A campanha deste ano tem como objetivo levar ao conhecimento das trabalhadoras e dos trabalhadores as ações das entidades sindicais para a conquista de direitos sociais e trabalhistas, com base nas experiências pretéritas e atuais dos sindicatos.

Os direitos trabalhistas e sociais, como limitação da jornada de trabalho, 13º salário, férias remuneradas, descanso semanal remunerado, adicionais salariais, como de hora-extra, noturno, de insalubridade e de periculosidade, limitação de jornada, aposentadoria, entre outros, foram frutos de uma longa e histórica luta da organização coletiva das trabalhadoras e dos trabalhadores, principalmente por meio das entidades sindicais.

Ainda que já garantidos em lei, os sindicatos continuam a exercer importante papel na luta contra a redução ou a retirada dos direitos sociais, perante os empregadores ou contra as políticas governamentais que visam a sua eliminação, muitas vezes ocultas por nomes como “flexibilização” ou “modernização” das leis trabalhistas.

À luta pela garantia de direitos segue-se a luta para a sua manutenção, para qual são necessários todos os trabalhadores e trabalhadoras!!

Neste “Maio Lilás 2022” ao longo de todo mês serão realizadas atividades e incursões na mídia pela Conalis/MPT.

Fonte: Ministério Público do Trabalho
Data original da publicação: 05/05/2022

One Response

  • Uma pena que sinicatos estão enfraquecidos qto na luta aos trabalhadores por conta de leis arbitrarias ao doreitos conquistados. Gostaria muito que vcs da DMD, fossem fazer pesquisas com trabalhadores da saúde, especificamente com a Emfermagem em hospitais Estatais e Federais Universitarios. Nem sindicatos alguns não os tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *