Entidade responsável: Dieese
Ano: 2020
Acesso: livre
O objetivo deste texto é analisar as possíveis repercussões da pandemia sobre a categoria doméstica no Brasil. Para tanto, o texto se divide em três tópicos.
No primeiro tópico, se discorrerá sobre a origem do trabalho doméstico. No segundo, será traçado o perfil das pessoas ocupadas como empregadas domésticas no país, destacando-se seus atributos pessoais e socioeconômicos – como sexo, raça, faixa etária, posição no domicílio, composição do domicílio e vulnerabilidade à pobreza – características que as colocam em maior risco neste período. No terceiro tópico, serão analisadas as condições do trabalho doméstico, por meio de aspectos relativos à legislação trabalhista, grau de formalização, atividades desempenhadas e remuneração, de modo a traçar um paralelo entre essas características e a maior vulnerabilidade da categoria ante a crise.
Por fim, serão apresentadas algumas conclusões, bem como recomendações relativas às políticas que podem ser adotadas para minorar os danos da crise sanitária sobre a categoria.
[…] Latina:Estudo revela aumento de vulnerabilidade das trabalhadoras domésticas durante a pandemiaEstudos e Pesquisas, n. 96, julho 2020Trabalhadoras domésticas remuneradas na América Latina e no Caribe frente à crise da […]