Publicação sobre Trabalho e Democracia consolida intercâmbio acadêmico entre Europa e América Latina

lançamento livro em buenos aires antonio baylos
Foto: Blog Según Antonio Baylos

Foi lançado no dia 4 de novembro, na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA), o livro “Lo colectivo constitutivo del Derecho del Trabajo. Reconocimiento a la Escuela Laboralista de la UCLM”. O livro presta homenagem especialmente aos professores Joaquín Aparicio Tovar e Antonio Baylos Grau, considerados pilares do enfoque que combina tradição jurídica, reflexão política e defesa dos direitos sociais.

Organizado pelos professores Guillermo Gianibelli, Hugo Barretto e Francisco Trillo, a publicação “Lo colectivo constitutivo del Derecho del Trabajo” reúne estudos que refletem a influência duradoura da Escola Laboralista de Castilla-La Mancha. O volume compila 16 capítulos escritos por 18 autores de oito países, evidenciando a projeção internacional da escola e sua capacidade de formar gerações de pesquisadores comprometidos com uma leitura crítica do direito do trabalho. 

Coeditado pela Fundación de Cultura Universitaria (FCU), Fundación Electra e Editorial Bomarzo, o volume se consolida como uma referência sobre a relação entre trabalho, democracia e organização coletiva. Sua publicação reforça o intercâmbio acadêmico entre América Latina e Europa, ao mesmo tempo em que celebra a trajetória intelectual da Escola Laboralista de Castilla-La Mancha.

O ato na capital argentina compreendeu um Seminário de Estudos intitulado “Política y Derecho del trabajo: una relación inestable”, que serviu de emotiva homenagem à Escola Laboralista de Castilla-La Mancha. O evento na UBA reuniu cerca de uma centena de pessoas e contou com três painéis de discussão, culminando na apresentação formal da obra pelos seus coordenadores, reforçando os laços acadêmicos de mais de 30 anos entre o juslaboralismo da UCLM e o espaço cultural de juristas do trabalho na América Latina.

No dia 7 de novembro de 2025, a Universidad de la República (UDELAR), em Montevidéu, sediou a segunda apresentação do livro. O ato integrou uma jornada acadêmica dedicada aos debates sobre direito do trabalho na América Latina, promovida pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UDELAR, sob coordenação de Rosina Rossi e Luján Charrutti. A sessão contou com intervenções de docentes latino-americanos e europeus, que analisaram o papel da Escola Laboralista e comentaram diferentes capítulos da obra.

 


Texto: Murilo Thomaz Patrício


Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *