Ainda não é possível dimensionar todo o impacto da crise sanitária, econômica e social sobre a sociedade. As incertezas são muito grandes. No entanto, alguns dos seus efeitos já são visíveis, tais como a queda da massa de rendimentos, o aumento do desemprego e das inseguranças decorrentes de maior exposição ao vírus por parte de parcela dos trabalhadores envolvidos em atividades essenciais, o crescimento dos acordos individuais e a fragilização das negociações coletivas. Ao mesmo tempo as respostas estão sendo tímidas, insuficientes e com dificuldade de sua efetivação para muitas pessoas, principalmente os informais e pessoas desempregadas.
Desde 2015, o mercado de trabalho brasileiro vem se deteriorando e a crise atual mostra a sua face mais perversa. A crise evidencia a existência de um mercado de trabalho muito desestruturado, com milhões de pessoas sem acesso à proteção. Ou seja, as mudanças no mundo do trabalho a partir da crise 2015 mostra o seu rosto na sociedade brasileira.
Na perspectiva de discutir a situação do trabalho na atual crise, o Cesit convida todos e todas para um debate, no dia 29/04/2020, às 14h30, pelo link: meet.google.com/wuj-xhfv-pin
Intervenção inicial: José Dari Krein – GT Mundos do Trabalho – Reformas, Cesit-IE-Unicamp.
Data: 29 de abril, às 14h30.
Sala Principal: meet.google.com/wuj-xhfv-pin (até 250 participantes)
Sala Alternativa: https://stream.meet.google.com/stream/51e470d8-0a94-4457-a253-362d769295e3