Desafios presentes e futuros do direito do trabalho: buscas entre intersecções por um novo alvorecer

Organizadores: Regina Stela Corrêa Vieira e Robison Tramontina
Editora: Editora Unoesc
Ano: 2020
ISBN: 978-65-86158-18-2

Esta obra coletiva é fruto do I Colóquio Internacional “Desafios do presente e do futuro do Direito do Trabalho”, realizado em 23 e 24 de maio de 2019, em Chapecó, por iniciativa da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A proposta do evento era colocar em debate o futuro do trabalho na perspectiva jurídica, motivado pelas reformas na legislação trabalhista e previdenciária que ocorreram no Brasil e em muitos países do mundo. O resultado foi ainda maior que o esperado. Reunimos grandes pensadores da área do Direito do Trabalho e Direitos Humanos Fundamentais, cuja perspectiva nos estimula a refletir sobre tais disciplinas jurídicas a partir de epistemologias dissidentes, de olhares críticos e entre intersecções, em busca de um novo alvorecer para os direitos sociais e de visões que possam refundar nossa realidade.

Além de estreitarmos laços para a formação de uma rede de pesquisa com olhares voltados às mesmas problemáticas, a troca estabelecida permitiu pensarmos em novos horizontes para o Direito do Trabalho, que aproveitassem o ímpeto reformador para radicalizar a crítica e demandar por novas bases disciplinares, efetivamente igualitárias, e por propostas epistemológicas emancipatórias.

Logo, neste livro, estão reunidos textos de autoria das professoras e professores que palestraram no evento, que gentilmente colocaram no papel suas reflexões para que pudessem integrar um registro físico de ao menos uma parte dos debates ocorridos naquela ocasião. Claro que o contato pessoal é insubstituível, mas esta publicação é um esforço para fazer chegar a pessoas que não estiveram presentes um pouco do que foi conversado ali.

(trechos do texto de apresentação do livro, por Regina Stela Corrêa Vieira e Robison Tramontina)

Onde encontrar

A obra está disponível em formato digital no site da Unoesc.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *