Uma importante data para o trabalho doméstico na América Latina

Ilustração: Scarleth Amaya

No Dia Internacional das Trabalhadoras Domésticas na América Latina – 30 de março -, a Themis se junta à OIT México e Cuba para saudar todas as trabalhadoras que executam uma tarefa que, no Brasil, é um dos principais pilares da economia. E repetimos: o trabalho doméstico tem valor!

Veja o que dizem OIT México e Cuba:

Saudamos quase 100 anos de história de organização na região. Saudamos as 16 ratificações da Convenção 189 na região, como resultado da mobilização de trabalhadores domésticos. O setor doméstico tem sido um dos mais afetados durante a pandemia, atingindo níveis de desemprego de até 51% em muitos países da região. Isto revela uma contradição estrutural: o trabalho de cuidado é valorizado, mas as pessoas que o fazem não o são. Isto deve mudar! Convocamos os governos da região a implementar o C189 para que o trabalho decente e digno se torne uma realidade para os 19 milhões de trabalhadoras e trabalhadores domésticos na América Latina.

Manual

Os altos níveis de informalidade e de desproteção tornam as trabalhadoras domésticas uma das categorias mais vulneráveis à violência e ao assédio no local de trabalho. O manual desenvolvido pela Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadoras Domésticas e pela Care busca conscientizar sobre a importância da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho, que impõe normativas contra o assédio no mundo do trabalho. 

Fonte: Themis
Data original da publicação: 31/03/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *