Com visto de turista para acompanhar a Copa do Mundo, cerca de 180 torcedores de Gana apresentaram pedido de refúgio à Polícia Federal na cidade de Caxias do Sul (RS), entre 3 de julho e e a quinta-feira (10/07). Após o encerramento do Mundial, a PF estima que o número de pedidos possa aumentar a mais de mil, segundo a Agência Brasil.
A promessa de emprego tem sido um dos principais atrativos do sul do país, aponta o delegado Noerci da Silva Melo, chefe da delegacia da PF em Caxias do Sul, à agência estatal. De acordo com o Ministério da Justiça, o fato de os torcedores terem entrado no Brasil a partir de um visto de turista e terem apresentado pedido de refúgio posteriormente não influenciará na decisão de concessão.
Segundo Melo, muitos ganeses estão “fugindo de conflitos violentos entre diferentes grupos muçulmanos”. A legislação brasileira prevê que pode pedir refúgio o estrangeiro que se sentir perseguido ou tiver seus direitos ameaçados.
Além disso, a região da Serra Gaúcha oferece diversos abrigos temporários a estrangeiros. Citada pelaAl Jazeera, Vanessa Perini Moojen, do centro de suporte a imigrantes da Igreja Católica Romana, disse que muitos ganeses passam por “situações de ameaça às suas vidas” e “sentem que podem encontrar trabalho e melhores condições no Brasil”.
Na Copa, Gana fez parte do Grupo G e jogou contra Alemanha, Estados Unidos e Portugal, mas acabou sendo eliminada na primeira fase.
Fonte: Opera Mundi
Data original da publicação: 11/07/2014