Themis realiza sensibilização com os funcionários do Grupo Reckitt, empresa por trás de Veja®, marca de produtos de limpeza

Uma ação desenvolvida pela Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a marca Veja®, sensibilizou colaboradores do Grupo Reckitt, empresa por trás de diversas marcas de consumo, para a valorização do trabalho doméstico. A iniciativa é parte do programa Veja com o Coração, desenvolvido desde 2020, que tem o objetivo de dar visibilidade ao problema social enfrentado pelas trabalhadoras domésticas brasileiras e incentivar sua qualificação profissional, com apoio da Themis e da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

Ilustração: Themis

Os encontros virtuais com os colaboradores da companhia começaram em 17 de maio e já reuniram aproximadamente 200 pessoas. No total, serão realizadas 10 oficinas, com até 30 participantes cada. O objetivo é sensibilizar os colaboradores para que eles possam se tornar embaixadores dos direitos da categoria. Todos os encontros têm a participação de uma trabalhadora doméstica, que conta sua trajetória de vida e quais os desafios encontrados ao exercer a profissão.

Cleide Pereira Pinto, secretária da Fenatrad, participou do grupo do dia 18 de maio e ficou impressionada com a potência da ação. “Foi fantástico! É uma iniciativa fundamental para a nossa categoria. Se todas as empresas falassem sobre o trabalho doméstico com seus funcionários, mostrando que todo trabalho tem valor, não seríamos tão exploradas. Achei maravilhoso”, conta. Na segunda parte da sensibilização, a consultora Tabata Silveira realiza a oficina da memória viva, que conscientiza sobre a luta da categoria por seus direitos. 

A gerente de Propósito da Reckitt Hygiene Comercial, Lívia Berrocal, explica que, além de mais visibilidade para a profissão, o programa Veja com o Coração quer trazer mais protagonismo para as profissionais. “Acreditamos que ao construir um programa de propósito em parceria com a Themis estamos apoiando estas profissionais e promovendo não só a reflexão, mas principalmente uma mudança de comportamento da sociedade para alcançar melhores condições de trabalho para elas”, afirma Lívia. 

Domésticas Com Direitos

A marca Veja® é uma das apoiadoras da formação #DomésticasComDireitos, da Themis e da Fenatrad, que já capacitou mais de 700 trabalhadoras domésticas desde 2020, no âmbito do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho – Fase I.  O processo de formação centrado nos direitos humanos e trabalhistas aborda os principais marcos normativos da área, as formas de organização social para a defesa de direitos e temas como racismo, feminismo e violência no mundo do trabalho. Já na etapa de qualificação profissional são considerados temas como cozinha saudável, cuidado especializado de crianças e pessoas idosas e outras áreas técnicas.

Fonte: Themis
Data original da publicação: 19/05/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *