Neste Julho das Pretas, a Themis promove o curso “Imagens de controle, mulheres e trabalho”, ministrada pela pesquisadora, escritora e ativista do movimento negro Winnie Bueno. O curso é destinado exclusivamente a trabalhadoras domésticas e Promotoras Legais Populares (PLPs). Serão duas aulas, nos dias 27 e 28 de julho, das 19h às 21h, pelo aplicativo Zoom.
A formação ministrada por Winnie terá como base sua pesquisa sobre imagens de controle, conceito articulado por Patricia Hill Collins – considerada, ao lado de Angela Davis e bell hooks, uma das mais influentes pesquisadores do feminismo negro nos Estados Unidos – para descrever como mulheres negras são atravessadas por ideias construídas sobre seus corpos e comportamentos.
“O curso vai abordar racismo, sexismo e ideologias de manutenção de privilégios em uma análise feminista negra. É muito importante o acesso das trabalhadoras domésticas e das PLPs a esse conteúdo. As trabalhadoras domésticas negras, por exemplo, estão entre as intelectuais mais refinadas que conheço, pois articulam um pensamento político de resistência que é conhecimento”, explica Winnie Bueno.
O evento faz parte da agenda interseccional do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho – Fase II e está vinculado ao projeto Fortalecendo o movimento de trabalhadoras domésticas através da aprendizagem e da tecnologia.
Fonte: Themis
Data original da publicação: 20/07/2022