Themis e Fenatrad promovem diálogo com Luz Vidal, subsecretária da Mulher e da Equidade de Gênero do Chile

Fotografia: O Globo

A subsecretária da Mulher e da Equidade de Gênero do Chile, Luz Vidal Huirequeo, é convidada da Themis e da Fenatrad para um diálogo online na próxima quarta-feira (27/4), Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. O evento ocorrerá às 17h, pela plataforma Zoom, com tradução simultânea. A participação é gratuita mediante inscrição pelo link bit.ly/luzvidal.

O reconhecimento do valor do trabalho doméstico e de cuidados é uma das principais pautas de Luz Vidal como subsecretária do Ministério da Mulher e da Equidade de Gênero. Ex-trabalhadora doméstica e representante sindical da categoria, Luz esteve entre os destaques nas nomeações do presidente Gabriel Boric, cuja formação dos ministérios foi marcada pela diversidade e pela maioria de mulheres. Mais do que um reconhecimento pessoal, o protagonismo de Luz na esfera política chilena é uma inspiração para as lideranças da categoria em outros países da região.

No diálogo proposto pela Themis e pela Fenatrad, Luz falará sobre a importância da participação das trabalhadoras domésticas em espaços de poder e decisão, trabalho doméstico e democracia.

A Themis e a Fenatrad têm atuado em conjunto pela valorização profissional das trabalhadoras domésticas, uma das categorias profissionais mais atingidas pelo desemprego durante a crise de Covid-19 no Brasil. Entre as ações estão o curso de formação Domésticas com Direitos, com o objetivo de capacitar faxineiras, cozinheiras, diaristas e cuidadoras, além da campanha Essenciais São Nossos Direitos, que promoveu um amplo diálogo nacional sobre as condições da categoria. 

FIQUE POR DENTRO

O quê: Diálogo com Luz Vidal, subsecretária da Mulher e da Equidade de Gênero do Chile
Quando: 27 de abril (quarta-feira), às 17h
Onde: pelo zoom
Realização: Themis e Fenatrad, com apoio de Care,  através do Programa Igual Valor, Iguais Direitos (Projetos Fortalecendo o Movimento de Trabalhadoras Domésticas pela Tecnologia e Aprendizagem e Mulheres, Dignidade e Trabalho – FASE II)
Inscrições gratuitas: pelo link bit.ly/luzvidal

Fonte: Themis
Data original da publicação: 20/04/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *