Themis e Fenatrad lançam e-book com reflexões sobre a ratificação da C189

Imagem: Themis

A Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos e Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) lançam o e-book “Entre Avanços e Retrocessos na América Latina e no Caribe: reflexões sobre a ratificação da C189 da OIT no Brasil, Colômbia e Equador”. O conteúdo foi apresentado durante o colóquio que levou o mesmo nome, em 23 de junho, no âmbito do Projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho e Programa Igual Valor, Iguais Direitos.

Baixe o e-book aqui.

O estudo, de autoria da socióloga Thays Monticelli, faz uma análise comparativa sobre o processo de ratificação da Convenção 189 e sua Recomendação 201 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil, na Colômbia e no Equador, buscando compreender esses processos em um quadro normativo amplo da América Latina e do Caribe. 

Como metodologia, o estudo contou com abordagens inovadoras, pois realizou tanto entrevistas semiestruturadas com sindicalistas e ativistas históricas do movimento organizado de trabalhadoras domésticas remuneradas, abarcando o ponto de vista e a importância da Conlactraho nesses processos; como utilizou análise documental dos informes já produzidos no âmbito desse mesmo projeto. 

Como resultado, foi observado que o reconhecimento estatal da C189 ainda não acompanha transformações efetivas para as trabalhadoras domésticas remuneradas, que se encontram desprotegidas e na informalidade – quadro que se agrava profundamente com a pandemia do novo coronavírus. 

O estudo faz parte do “Projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho”, desenvolvido por CARE, Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Fundación Bien Humano, FENATRAD, UNTHA e UTRASD, co-financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), CARE LAC, CARE USA, CARE FRANÇA.

Fonte: Themis
Data original da publicação: 06/07/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *