Profissionais participam da formatura do curso de qualificação #DomésticascomDireitos

Imagem: Themis

Dezenas de trabalhadoras domésticas participaram da cerimônia de formatura da primeira turma do curso de Qualificação Profissional #DomésticascomDireitos, promovido pela Themis e pela Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad). A capacitação, que tem o objetivo de capacitar faxineiras, cozinheiras, diaristas, cuidadoras e babás sobre trabalho decente, cozinha sustentável, cuidado básico de idosos, entre outros, formou 126 profissionais. O apoio é da Care, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e da AFD, e a realização é do Senac.

“Foi muito importante a participação das trabalhadoras domésticas, que deram seu tempo e seu compromisso. Esperamos que esses conhecimentos sejam úteis para o exercício pleno de seus direitos e a profissionalização de suas capacidades. Mas, sobretudo, que possam negociar melhores condições com seus empregadores”, afirma Nubia Zambrano Mendoza, coordenadora regional do Projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho – MDT.

A formação acontece toda pelo WhatsApp: as trabalhadoras são incluídas em um grupo do aplicativo, que funciona como uma sala de aula, e recebem conteúdos semanalmente por meio de pequenos textos, em cards, áudios e vídeos curtos. As professoras ficam à disposição para dúvidas, assim como a equipe Themis e as lideranças sindicais que fazem parte do projeto.

A internet é custeada pela Themis com recargas de celular pré-pago (de cartão) durante todo o curso para as mulheres matriculadas. Para fazer a capacitação, é preciso dedicar um tempo na semana para as aulas e as atividades, no horário que a trabalhadora escolher. Ao final do curso, as trabalhadoras que realizaram todos os módulos recebem um diploma do Senac, com 100 horas de curso.

Inovadora, a iniciativa da qualificação por WhatsApp foi realizada pela primeira vez entre agosto e outubro de 2020, com a participação de mais de 400 domésticas de todas as regiões do Brasil no curso de direitos humanos e trabalhistas. Na ocasião, as trabalhadoras que concluíram todos os módulos participaram de uma cerimônia de formatura online e receberam diploma da UniRitter.

Entenda o projeto

O curso faz parte do projeto Mulheres, Dignidade e Trabalho, que contempla iniciativas de capacitação técnica e em direitos humanos para as trabalhadoras domésticas. Trata-se de uma parceria da Themis e da FENATRAD com organizações de trabalhadoras domésticas do Equador, Brasil e Colômbia, com apoio da Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD) e da CARE International. Os cursos ofertados às trabalhadoras domésticas são um dos braços do projeto, denominado Escola de Formação de Habilidades para a Vida e o Cuidado, que contempla uma etapa de formação em direitos humanos e trabalhistas e uma etapa de profissionalização.

O processo de formação centrado nos direitos humanos e trabalhistas aborda os principais marcos normativos da área, as formas de organização social para a defesa de direitos e temas como racismo, feminismo e violência no mundo do trabalho. Já nesta etapa de qualificação profissional são considerados temas como cozinha saudável; cuidado especializado de crianças e pessoas idosas e outras áreas técnicas.

O processo formativo conta com o aval acadêmico e certificação de instituições renomadas, como a UniRitter e o SENAC, a fim de agregar valor ao serviço prestado pelas trabalhadoras

Fonte: Themis
Data original da publicação: 27/07/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *