No dia 29 de junho, às 11h, a Rede Brasil do Pacto Global vai promover um seminário online para suas empresas signatárias sobre o papel do setor privado no combate ao trabalho infantil. O objetivo é fornecer conhecimentos e apoiar organizações parceiras em ações que podem erradicar essa prática das cadeias produtivas.
Para se inscrever no seminário, clique aqui. A iniciativa é organizada pelo Grupo Temático de Direitos Humanos e Trabalho da versão brasileira do Pacto Global.
Com 168 milhões de crianças ainda submetidas ao trabalho, todos os setores — da agricultura à fabricação, dos serviços à construção — correm o risco de que o trabalho infantil esteja presente em sua estrutura. O Princípio nº 5 do Pacto Global recomenda às empresas signatárias “erradicar todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva”.
Em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Internacional de Empregadores, a iniciativa criou a Ferramenta de Orientação Trabalho Infantil — com informações para que empresas aumentem sua capacidade de realizar negócios seguindo as normas internacionais do trabalho sobre as atividades produtivas envolvendo crianças e jovens.
A ferramenta se baseia na longa experiência do Programa Internacional da OIT para a Eliminação do Trabalho Infantil — que trabalhou em colaboração com os empregadores para combater esta prática nas cadeias produtivas —, além de incorporar contribuições do uma ampla variedade de corporações.
O Pacto Global e a OIT mantêm ainda uma Plataforma sobre o Trabalho Infantil — que busca identificar obstáculos à implementação das convenções da OIT sobre a prática ilegal.
Fonte: ONU
Data original da publicação: 20/06/2016