Resumo: |
A presente dissertação consiste em um percurso descritivo-analítico que examina aspectos do mal-estar no trabalho a que os profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal estão submetidos. Parto da hipótese de que a falta de reconhecimento da profissão de professor, atrelada às condições estruturais e relacionais do trabalho, pode gerar sofrimento nos sujeitos e um tipo específico de ressentimento quando se analisa a categoria como um todo, impedindo os profissionais não apenas de cumprirem com seu trabalho, mas também de se reconhecerem e se realizarem nele. Busquei responder à questão sobre como a estrutura social e as condições relacionais do trabalho podem influenciar o sofrimento dos sujeitos. Para tanto, foram analisadas as particularidades do mal-estar da categoria, seus fatores estruturais, sociais e/ou psicossociais. Como também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professoras em exercício da docência, pautadas nas trajetórias de vida das personagens, sob a ótica da Sociologia Clínica e com contribuições da Psicodinâmica do Trabalho. Espera-se que o estudo proposto possa contribuir e lançar luz sobre alguns dos processos que condicionam e influenciam o sofrimento dos trabalhadores, sejam eles de ordem estrutural ou relacional. |