Após um ano de publicação ininterrupta todas as sextas-feiras, somando mais de 50 histórias de diferentes temas com linguagem simples, a mascote da Campanha Tributar os Super-Ricos, Niara, ganha versão impressa. O conteúdo também está disponível nesse link para ser compartilhado.
A personagem foi criada para explicar as distorções na cobrança de impostos no Brasil, onde os pobres pagam proporcionalmente muito mais tributos que os ricos, gerando profunda concentração de renda. É uma pré-adolescente negra que mostra as injustiças de forma simples, ao estilo de personagens em quadrinhos como Rango, Armandinho e Mafalda (Argentina). Foi criada pelo cartunista Renato Aroeira a convite da campanha Tributar os Super-Ricos e teve a primeira tirinha publicada em dezembro de 2020.
As tiras são semanais e abordam assuntos da vida nacional e suas relações com a necessária mudança da estrutura tributária, ação fundamental para promover justiça fiscal, num país que ocupa a nona posição de maior desigualdade social no mundo. O 1% mais rico detém quase 50% da riqueza nacional.
Os quadrinhos são publicados nas redes sociais da campanha e das entidades apoiadoras e ainda estão acessíveis no link https://ijf.org.br/niara
Fonte: IJF
Data original da publicação: 20/01/2022