O maior sindicato de atores dos Estados Unidos divulgou um código de conduta para seus membros com o objetivo de combater o assédio sexual no ambiente de trabalho. O SAG-AFTRA, associação que reúne profissionais do cinema, televisão e rádio, publicou “uma chamada para a ação” com diretrizes que devem ser seguidas pelos mais de 150 mil membros da instituição.
“O intenso foco no assédio sexual na nossa indústria e em diversos outros setores expôs abusos de poder que se perpetuaram por décadas ao redor do país e além. Nós acreditamos que isso nos apresenta uma oportunidade única para uma mudança sem precedentes”, diz o anuncio das novas medidas.
No texto , que pode ser lido na íntegra no site do SAG-AFTRA (em inglês), o sindicato afirma que está comprometido a encontrar soluções para o problema do assédio sexual para seus membros onde quer que eles trabalhem no mundo. Reforça-se ainda uma noção básica: o sindicato expressa que os empregadores dos atores tem uma obrigação contratual de prover um ambiente de trabalho saudável e seguro e que os membros devem se “abster de se envolver em condutas assediadoras” e apoiar os esforços para “eliminar esse flagelo”.