O assédio moral expressa uma relação de abuso de poder e violência no ambiente de trabalho. As formas de exercitá-lo no espaço público são sofisticadas e a sua identificação ainda carece de mecanismos eficazes.
Atento às limitações institucionais que permitiriam um correto enfrentamento e um melhor acolhimento do servidor público, as entidades promotoras da presente obra organizaram o seminário Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na Administração Pública. O evento, realizado em 27 de março de 2015, contou com o apoio de sindicatos, universidades e instituições políticas. O resultado dessa adesão e do acerto do tema é refletido nas mais de 700 inscrições para o encontro.
As reflexões realizadas no evento formaram a base para a elaboração deste livro colaborativo e multidisciplinar. Reúnem-se aqui artigos de especialistas – palestrantes do seminário e convidados – da área jurídica, médica e das ciências sociais, que abordam o conceito e as práticas do assédio moral nas relações de trabalho no âmbito das instituições púbicas.
Estamos certos de que o livro contribuirá para o amadurecimento das reflexões sobre o tema e poderá influenciar positivamente as ações judiciais e os procedimentos administrativos que se traduzem como assédio.
(apresentação do livro, por APUFPR e SENGE-PR)
Informações
Título: Estado, poder e assédio: relações de trabalho na administração pública
Organizadores: Eduardo Faria Silva; Fernanda Zanin; José Antônio Peres Gediel; Lawrence Estivalet de Mello
Editora: Kairós
Ano: 2015
Sumário: clique aqui
Onde encontrar: A obra está disponível em formato digital aqui.