Elon Musk está tentando exportar o modelo antissindical da Tesla para a Suécia e Escandinávia. Sindicatos nórdicos estão organizando ações de solidariedade para frustrá-lo.
Pelle Dragsted
Fonte: Jacobin Brasil
Tradução: Sofia Schurig
Data original da publicação: 13/01/2024
Antes do Natal, visitei os estivadores no porto industrial de Esbjerg, no sudoeste da Dinamarca. Naquele dia, os estivadores dinamarqueses iniciaram um conflito solidário em apoio à greve dos trabalhadores suecos da Tesla, recusando-se a descarregar os veículos da empresa em qualquer porto dinamarquês. A partir desse mesmo dia, motoristas de caminhão dinamarqueses também se recusaram a transportar carros e mercadorias da Tesla. Ações semelhantes foram tomadas por sindicatos finlandeses, e os sindicatos noruegueses estão prestes a se juntar.
Ações de solidariedade transfronteiriças como essas já foram vistas antes, por exemplo, durante a greve dos trabalhadores portuários de Liverpool, Reino Unido, na década de 1990, mas não são muito comuns. Isso mostra que uma certa radicalidade e internacionalismo ainda são partes vivas do movimento trabalhista nórdico. Mas, acima de tudo, destaca que, mesmo que a greve sueca envolva apenas um pequeno número de funcionários da Tesla, os sindicatos nórdicos veem o conflito da Tesla como uma questão de princípio. Eles o veem como um choque fundamental entre o modelo trabalhista nórdico, onde quase todos os trabalhadores são cobertos por acordos coletivos, e a postura antissindical de uma nova era de corporações de tecnologia como a Tesla.
Os sindicatos equilibram o poder do capital
Aresistência veemente de Elon Musk à sindicalização certamente alimentou a disposição para o conflito entre os sindicatos nórdicos. Em uma recente entrevista polêmica, Musk afirmou que “discordava da ideia de sindicatos” porque eles — em sua opinião — criam “negatividade” e um senso de “senhores e servos”.
Essas afirmações estão completamente em desacordo com a experiência geral nos países nórdicos. Longe de criar uma relação de senhores e servos, a alta sindicalização e a quase universal cobertura de acordos coletivos equilibram o poder entre empregadores e funcionários, reduzindo parte do poder coercitivo do capital sobre os trabalhadores — tanto na vida cotidiana de trabalho quanto na relação mais ampla de forças de classe na sociedade.
Isso significa padrões, incluindo uma semana de trabalho de trinta e sete horas, cinco a seis semanas de férias remuneradas, licença remunerada por doença e um ano de licença parental remunerada para cada filho. Provavelmente, também é a principal razão pela qual os trabalhadores nesses países não experimentaram o mesmo desacoplamento dos salários em relação ao aumento do PIB e da produtividade que os trabalhadores viram em outros lugares.
Direitos, não patrões generosos
Os principais argumentos da Tesla, ecoados por comentaristas de direita e fãs de Musk nos países nórdicos, são que os salários da Tesla são iguais ou até melhores do que os oferecidos por empresas sindicalizadas. Isso pode ser verdade, mas não sabemos, porque — conforme revelado pela mídia sueca — os trabalhadores suecos da Tesla assinaram um contrato que os priva do direito de falar sobre seus contratos e condições de trabalho.
Mas — mesmo que isso fosse verdade — não é um argumento convincente contra a sindicalização. Em primeiro lugar, depender da boa vontade voluntária do seu empregador não oferece a mesma segurança de um acordo coletivo negociado de forma alguma. Em segundo lugar, não é surpreendente que uma empresa em um país onde a maioria dos trabalhadores é coberta por acordos coletivos tenha que oferecer um salário semelhante para atrair funcionários.
Em outras palavras, os trabalhadores não sindicalizados da Tesla também se beneficiam da ampla sindicalização — um benefício que obviamente desapareceria se empresas antissindicais, como a Tesla, conseguissem minar o modelo trabalhista nórdico. É exatamente por isso que os sindicatos nórdicos estão tão ansiosos para vencer a greve.
A boa notícia é que os sindicatos provavelmente sairão vitoriosos. Pelo menos é o que mostraram exemplos recentes semelhantes. Quando a companhia aérea irlandesa Ryanair abriu rotas saindo do Aeroporto de Copenhague há uma década, seu controverso CEO, Michael O’Leary, precedeu Musk atacando abertamente o modelo nórdico e zombando dos sindicatos.
Ações solidárias de todos os sindicatos no aeroporto na capital dinamarquesa impossibilitaram para a Ryanair operar e, após perder uma batalha legal sobre as ações solidárias, um enfurecido O’Leary fechou as rotas saindo de Copenhague. Este ano, a Ryanair retornou afinal e assinou um acordo coletivo. Na década de 1980, o McDonald’s também cedeu a uma batalha prolongada pela sindicalização, e o mesmo aconteceu com a Toys”R”Us, uma loja de brinquedos americana, na Suécia.
Vamos exportar o modelo trabalhista nórdico
Mas agora é Elon Musk quem foi chocado até o âmago após ver o modelo nórdico em ação. Ele agora chama as ações completamente legais de solidariedade de outros sindicatos na Suécia de “insanas”. Musk pode pensar assim. No entanto, esses sindicatos estão seguindo o playbook do modelo trabalhista nórdico, e suas ações são eficazes. Elon Musk pode ser muito poderoso — mas diante da força combinada do trabalho organizado nos países nórdicos, ele sucumbirá no final.
Isso nos mostra mais uma vez que a solidariedade internacional prática entre sindicatos e forças progressistas é uma de nossas ferramentas mais importantes na luta por condições de trabalho decentes para todos os trabalhadores — especialmente em uma economia globalizada. Com a Tesla caminhando para um conflito em sua fábrica alemã e o United Auto Workers (UAW) pressionando pela sindicalização nos Estados Unidos, essa solidariedade será crucial.
Musk quer exportar seu modelo elitista de trabalho, onde os trabalhadores são reduzidos a servos humildes e agradecidos dos oligarcas, às vezes generosos. Mas, em ambos os lados do Atlântico, devemos trabalhar para garantir que o oposto aconteça. O que precisa ser exportado é a solidariedade e a força do modelo trabalhista nórdico, para que Elon Musk não apenas ceda aos sindicatos nórdicos, mas também aceite o lugar dos trabalhadores em um sindicato, nas fábricas e oficinas da Tesla em todo o mundo.
Pelle Dragsted é um escritor, ativista e ex-deputado dinamarquesa do Enhedslisten, o partido democrático-socialista da Dinamarca.