Assista à aula aberta com a filósofa Silvia Federici, promovida pela Themis e pela Fenatrad

Silvia Federici. Fotografia: Artur Renzo

A Themis e a Fenatrad apresentaram uma aula aberta com a filósofa Silvia Federici, estudiosa do trabalho doméstico e uma das mais influentes pensadoras feministas contemporâneas. Clique nos vídeos ao fim deste texto para assistir com o áudio original, em espanhol, ou com a tradução para português. Devido a um problema da plataforma contratada para a transmissão, os primeiros minutos do vídeo com o áudio original, em espanhol, estão disponíveis apenas na versão traduzida para português.

Nascida na Itália, Federici se estabeleceu nos Estados Unidos, onde ajudou a fundar o movimento “salários para o trabalho doméstico”, no início dos anos 1970. É professora emérita da Universidade de Hofstra, em Nova York, e autora de “O Ponto Zero da Revolução – Trabalho Doméstico, Reprodução e Luta Feminista”, “O Calibã e a Bruxa” e “O Patriarcado do Salário”.

Nesta aula aberta, ela apresentou as bases de seu pensamento e respondeu a perguntas das trabalhadoras domésticas e das participantes. O encontro foi realizado no dia 29 de julho, com o objetivo de promover um diálogo entre a estudiosa, cujo pensamento tem contribuído para o reconhecimento do trabalho doméstico como a base para a manutenção da vida, e as trabalhadoras, que enfrentam um contexto de precarização agravado pela pandemia de Covid-19.

A atividade é parte da campanha #EssenciaisSãoNossosDireitos, da Themis e da Fenatrad, em parceria com a Care e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e apoio da Global Fund for Women, para promover a conscientização sobre os direitos e a valorização das trabalhadoras domésticas.

Aula em português:

Aula em espanhol:

Fonte: Themis
Data original da publicação: 09/08/2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *