Argentina: trabalhadores, Estado e comunidade organizada frente à Covid-19

Na Argentina, para além do Estado, está presente um ator central: a classe trabalhadora organizada. Desde o início da pandemia, os movimentos de trabalhadores assumiram uma posição ativa em diferentes áreas.

Mara Espasande

Fonte: CLAE
Tradução: DMT
Data original da publicação: 17/05/2020

Vivemos momentos de dúvidas e incertezas. A crise causada pelo surgimento da Covid-19 no mundo expôs as misérias da atual ordem global, a falta de cooperação internacional e as grandes desigualdades do sistema capitalista, contra as quais o povo organizado pode propôr soluções.

A população enfrenta a pandemia com os recursos que possui. Sem dúvida, o protagonista desses tempos é o Estado. Muito foi escrito sobre a crise do liberalismo não intervencionista, anunciando-se até o seu desaparecimento. Essa é uma conclusão que exige cautela, já que o liberalismo se reinventou inúmeras vezes. Mas, além disso, os Estados – mais ou menos presentes, mais ou menos responsáveis – lideram, como podem, a crise inesperada.

Na Argentina, para além do Estado, está presente um ator central: a classe trabalhadora organizada. Desde o início da pandemia, os movimentos de trabalhadores assumiram uma posição ativa em diferentes áreas.

Por um lado, disponibilizaram os serviços hoteleiros dos complexos turísticos sindicais para serem adaptados como locais de isolamento e atenção; por outro lado, juntaram-se à iniciativas de assistência social para aliviar a crise alimentar nos bairros mais humildes, e a colaboração com cozinhas comunitárias é um exemplo disso.

No nível sindical, uma das primeiras preocupações foi a ameaça de demissões em massa. Diante disso, tanto a CGT (Confederación General del Trabajo) quanto a CTA (Central de Trabajadores de la Argentina) solicitaram um regulamento que as impediria. A reivindicação foi ouvida pelo governo – liderado por Alberto Fernández – e, em 31 de março, com a sanção do Decreto de Necessidade e Urgência, as demissões foram proibidas por 60 dias (1).

Por sua vez, os deputados sindicais da Frente de Todos – a força oficial – promoveram a Lei do Imposto sobre a Riqueza (2) como forma de enfrentar a crise excepcional pela qual o povo argentino está passando.

Atualmente, o mesmo espaço está trabalhando na elaboração de uma normativa que regulamenta o teletrabalho (3), uma preocupação crescente com a situação atual, mas também com o futuro próximo onde se teme que os empregadores considerem essa modalidade como uma maneira de flexibilizar o trabalho, destruindo os direitos trabalhistas historicamente conquistados pela classe trabalhadora argentina.

Por outro lado, as reuniões com o Executivo Nacional foram permanentes: em 4 de abril foi formada uma mesa composta por sindicatos, empregadores e médicos especialistas (4); em 16 de abril, em um comunicado, a CGT manteve sua “preocupação com a situação social e econômica”, realizando um chamado ao governo para que haja a “implementação das medidas anunciadas” (5). As respostas devem chegar a tempo de atender às necessidades e a coordenação das diferentes áreas do governo deve funcionar harmoniosamente”, indicaram.

Também solicitaram o lançamento de “um Conselho Econômico e Social para acordar a economia pós-pandemia”, uma proposta que o Executivo levou em consideração. As centrais sindicais, por sua vez, tornaram público o apoio ao governo nacional no âmbito das negociações da dívida externa.

Obviamente, as tensões com o campo empresarial não estão ausentes. Diante da desaceleração da atividade econômica e da suspensão das atividades, a CGT, juntamente com a UIA (Unión Industrial Argentina) e o Estado nacional concordaram em autorizar reduções de 25% dos salários, o que gerou desconforto com outros setores sindicais.

Mas não apenas os trabalhadores afiliados às centrais trabalhistas nomeadas se tornaram os protagonistas dos dias de hoje. Os trabalhadores da economia popular também se organizaram em redes territoriais.

Os movimentos sociais, em particular a CTEP ((Central de Trabajadores de la Economía Popular), juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Social da Nação, promoveram o programa “O bairro cuida do bairro”, lançado em 20 de abril (6) e iniciando com o treinamento maciço de “promotores comunitários” que trabalham em tarefas de prevenção sanitária.

Além disso, foram ativados protocolos de ação frente aos casos da Covid-19, onde os movimentos sociais são atores fundamentais na articulação com o Estado. A Igreja Católica, presente nos bairros mais humildes, também atuou na mesma direção, em particular os grupos de padres da Cidade Autônoma de Buenos Aires e dos Padres da Opção pelos pobres, presentes principalmente nos subúrbios de Buenos Aires.

Essa resposta comunitária, coletiva dos trabalhadores, é o resultado de uma história de luta do movimento operário organizado e das organizações sociais. Quais são os fatores que explicam essa peculiaridade que coloca o povo argentino em melhores condições para enfrentar a pandemia?

Por um lado, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Argentina apresenta a maior taxa de densidade salarial da América do Sul (em 2015, era de 32%, em comparação com a média regional de 19% 7).

Apesar do enfraquecimento causado pela aplicação das duras políticas neoliberais aplicadas desde 1976, o movimento trabalhista organizado continuou sendo um fator de poder de negociação sindical e um ator político central, com intensidade ainda maior após a recuperação econômica e produtiva posterior a 2003. Isso se deve fundamentalmente às características do modelo sindical argentino e à sua história.

Desde seu surgimento na segunda metade do século XIX, o movimento trabalhista argentino se reconheceu como sujeito social central e procurou influenciar o campo político. Essa autopercepção e sua disputa por espaços de poder – principalmente, a partir de 1945 – continua até hoje.

Juntamente com a chegada da imigração europeia, os primeiros sindicatos foram criados sob a influência de ideologias como comunismo, socialismo, anarquismo e sindicalismo. revolucionário. A primeira experiência de unidade – com a criação da CGT – ocorreu no âmbito da ditadura de José Félix Uriburu (1930), depois que o governo aplicou a Lei Marcial e atirou em um trabalhador.

Mas a verdadeira confluência entre organização institucional, sindical e política ocorreu pouco tempo depois, no âmbito da gestação do movimento peronista, por volta de 1943. Durante seu mandato à frente do Ministério do Trabalho e Bem-Estar, o coronel Juan Domingo Perón não apenas consagrou os direitos que os trabalhadores lutam há décadas, mas também sancionou o Estatuto do Peão Rural e a Lei das Associações Profissionais 23.852, que estabeleceu o mecanismo legal para a formação do sindicato único por ramo, com capacidade de receber contribuições e negociar com empregadores e com o Estado, o que deu origem a uma institucionalidade própria do movimento operário argentino que explicará em parte sua evolução histórica.

A CGT tornou-se um dos centros de trabalhadores mais poderosos do continente, não apenas por sua conformação numérica, mas também por seu vínculo privilegiado com o Estado, o que lhe permitiu influenciar profundamente as políticas públicas. O secretário geral da CGT participava das reuniões de gabinete. Em cada ministério havia uma comissão composta por representantes do sindicato dos trabalhadores, havia um adido trabalhista em cada embaixada argentina e tinham representação no Congresso Nacional (um terço da participação nas listas eleitorais).

Além disso, acompanhou a política de integração latino-americana promovida por Perón, promovendo a criação da “Agrupación de Trabajadores Latinoamericanos Sindicalistas (ATLAS)”.

Os sindicatos tornaram-se instituições de bem público, com seus próprios privilégios que os tornaram invioláveis contra os poderes executivo e judicial. Juntamente com a Lei 23.852, foram estabelecidos acordos coletivos de trabalho (Lei 14.250), que determinavam que os sindicatos com “personería gremial” eram os únicos que podiam assinar tais acordos.

Perón argumentou na CGT, em 9 de agosto de 1950, que: “O justicialismo começa transformando o sindicato, de uma organização à margem da lei, em uma instituição pública, como qualquer outra instituição de bem público, ou seja, confere status legal à existência do sindicalismo “

“O sindicato deixou de ser uma organização criada exclusivamente para a luta, para se tornar uma organização que defende os interesses profissionais e os benefícios para seus associados em todas as formas, material, moral, espiritual e cultural, criando sociedades mútuas, cooperativas e escolas sindicais ”, acrescentou. Uma concepção de ação sindical que excedia em muito o campo sindical.

Com esses instrumentos legais, consolidou-se o chamado modelo sindical argentino que, apesar dos contínuos ataques recebidos desde 1955, permaneceu de pé. As ditaduras cívico-militares atacaram sistematicamente o movimento trabalhista. Basta lembrar que 30,2% dos detidos-desaparecidos da última ditadura cívico-militar (1976) eram trabalhadores.

No entanto, a desarticulação social causada pela desindustrialização e a implementação do modelo neoliberal geraram um amplo movimento de trabalhadores desempregados que adotaram suas próprias formas de organização. Sem estar inseridos nesse regulamento, mas sob o mesmo espírito de luta, criaram novas estruturas para o combate nas áreas onde o trabalho formal se destruía.

A história dos movimentos sociais desde suas origens nos anos 1990 mostra a articulação de velhas e novas batalhas.

Por um lado, propõe novas relações de trabalho baseadas no cooperativismo, possui ancoragem territorial no bairro e não mais na fábrica, e avançam em propostas relacionadas à educação e à saúde, entre outros aspectos. Os movimentos sociais nasceram como um novo ator que emergiu dos desenvolvimentos socioeconômicos e políticos que a realidade representava sob o neoliberalismo e cresceu em coordenação e organização até formarem suas próprias organizações sindicais.

Como argentinos e argentinas, diante da ausência de certezas, esta história de luta coletiva nos fornece uma: apenas a organização e a comunidade nos permitirão enfrentar a crise humanitária que está apenas começando e que, provavelmente, se aprofundará como nunca antes na história.

Notas

1 https://www.lanacion.com.ar/politica/coronavirus-alberto-fernandez-lanza-programa-asistir-empresas-nid2349393

2 https://chequeado.com/el-explicador/si-el-frente-de-todos-propuso-crear-un-impuesto-patria-en-un-proyecto-legislativo-que-luego-retiro/

3 https://www.pagina12.com.ar/263458-yasky-el-gobierno-tiene-que-cuidar-a-los-trabajadores

4 https://www.lanacion.com.ar/politica/el- Presidente-recibe-cgt-nid2350495

5 https://www.infobae.com/politica/2020/04/17/coronavirus-en-argentina-la-cgt-reclamo-por-la-situacion-socioeconomica-y-pidio-ayuda-adicional-para-las-social-works/

6 https://diariocronica.com.ar/644350-daniel-arroyo-considero-que-la-situacion-social-es-critica.html

7 http://white.oit.org.pe/spanish/260ameri/oitreg/activid/proyectos/actrav/proyectos/proyectossos/act_regionales/mexico_nov2010/documentos/3erdia_cancun1.pdf1

Mara Espasande é graduada em História, diretora do Centro de Estudos de Integração Latino-americana Manuel Ugarte da Universidade Nacional de Lanús (Argentina), colaboradora do Centro Latino-Americano de Análise Estratégica (CLAE).

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