Autor: Eder Dion de Paula Costa; Hector Cury Soares (Org.)
Editora: Ibraju
Ano: 2021
ISBN: 978-65-89073-062
Reunimos neste livro diversos artigos produzidos por estudantes do Mestrado em Direito e Justiça Social da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Os artigos são o resultado das pesquisas elaboradas na disciplina de Direito e Economia Solidária, conduzidas pelos professores doutores Eder Dion de Paula Costa e Hector Cury Soares. O tema central
é o debate sobre o mundo do trabalho, sua ontologia e formas de organização. Neste sentido, as pesquisas sobre as experiências de empreendimentos, organizações e eventos de economia solidária sinalizam possibilidades de enfrentamento e alternativas ao modo de produção capitalista, que no estágio atual atinge picos de exploração da força de trabalho e da natureza em escala que remete parcela significativa da população para condições de vida degradantes, decorrentes do trabalho precário, do trabalho informal, do desemprego e do crescente número de desalentados.
As recentes reformas trabalhista e previdenciária patrocinadas
pelos setores representantes do capitalismo hegemônico evidenciam a disposição de aprofundar o processo exploratório da classe trabalhadora, com a precarização das relações de trabalho, disseminação do processo de trabalho terceirizado, implementação do trabalho intermitente e a nefasta exploração dos trabalhadores em aplicativos, o que se convencionou denominar de trabalhadores uberizados ou uberização das relações de trabalho.
Os artigos, produzidos numa perspectiva crítica, questionam e
destacam elementos necessários para o debate sobre o mundo do trabalho, seja para o enfrentamento ao processo de exploração do trabalho ou para as possibilidades e alternativas ao modelo hegemônico. De qualquer sorte, é um esforço acadêmico que visa contribuir para o debate de um tema sensível a toda sociedade.
Agradecemos ao empenho dos estudantes, aos organizadores dos Cadernos CIDIJUS, grupo de pesquisa e extensão liderado pelo Professor Doutor José Ricardo Caetano Costa, pela oportunidade de levar ao públicos os resultados dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na disciplina de Direito e Economia Solidária do Mestrado em Direito e Justiça Social.
(texto presente na introdução do livro)