24/08/2015 a 28/08/2015 – III Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde

III Congresso Internacional de Ciências do Trabalho, Meio Ambiente, Direito e Saúde, organizado pela Fundacentro, pela Asociacion Latinoamericana de Abogados Laboralistas (ALAL) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), ocorre entre os dias 24 e 28 de agosto, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Questões atuais serão discutidas como os impactos da terceirização, os desafios à consolidação da democracia na América Latina, a degradação ambiental, a produção de alimentos, a financeirização da economia, a precariedade do trabalho, a mobilização social, a subversão de princípios da administração pública sob o pretexto da eficiência da gestão privada e as perícias na Justiça do Trabalho.

Na abertura, o juiz do trabalho da Argentina, Roberto Pompa, abordará a importância da aplicação das “Convenções internacionais e seus efeitos na efetividade dos direitos humanos laborais de cada país”. No final do Congresso, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Maurício Godinho Delgado, falará sobre o papel da democracia social na busca da efetividade às garantias da empregabilidade, asseguradas pelo primado do trabalho digno e de qualidade, sob responsabilidade do empregador, pela função social da propriedade.

Participantes brasileiros podem se inscrever no site da Fundacentro. Já os estrangeiros devem preencher o este formulário e enviar para o e-mail: sev@fundacentro.gov.br

Entre os palestrantes, estão o embaixador Celso Amorim, o professor da PUC-SP Ladislau Dowbor, o professor da Unesp Giovanni Alves, o professor da Unicamp Marcio Pochmann, a professora da UnB Gabriela Delgado, a desembargadora Magda Biavaschi, o juiz Jorge Souto Maior, a secretária de Relações de Trabalho da CUT Graça Costa e o membro da coordenação nacional do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Guilherme Boulos.

Consulte aqui a programação completa.

Fonte: Fundacentro
Texto: ACS/C.R., com edições
Data original da publicação: 11/06/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *