22/10/2015 e 23/10/2015 – I Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho: o uso de substâncias psicoativas nos contextos laborais

O I Congresso Internacional de Psicologia do Trabalho: o uso de substâncias psicoativas nos contextos laborais, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2015, será organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), sendo sediado por esta última.

Embora existam registros antigos a respeito do uso do álcool em contextos de trabalho, as produções científicas em torno de suas possíveis relações com as atividades ali desenvolvidas são ainda incipientes e repletas de lacunas. Suas verdadeiras causas permanecem mal desvendadas e as controvérsias em torno do assunto são inúmeras, ainda que alguns avanços tenham sido registrados no decorrer dos últimos anos. Por meio deste encontro, pretende-se aprofundar na compreensão desse problema, retirando-o do lugar comum de mero ato de transgressão a ser reprimido por meio de sanções.

O objetivo maior consiste em reunir estudiosos do assunto visando estabelecer formas mais adequadas de se compreender o problema e agir sobre ele. Para isso, pretende-se estabelecer condições efetivas de diálogo entre os pesquisadores, propondo um amplo espaço de debate entre as diversas correntes do pensamento que vêm se dedicando ao tema.

Na ocasião, o lançamento de uma obra coletiva em torno do tema, organizada por pesquisadores brasileiros, irá consolidar esse esforço conjunto de desvendamento de um problema cuja premência parece inegável.

Informações sobre programação e inscrições, entre outras, podem ser encontradas no site do evento.

Fonte: site do evento, com edições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *