14/10/2015 a 16/10/2015 – I Seminário Internacional Mundos do Trabalho e Ditaduras no Cone Sul

O I Seminário Internacional Mundos do Trabalho e Ditaduras no Cone Sul ocorrerá entre os dias 14 e 16 de outubro de 2015 no Rio de Janeiro. Uma iniciativa conjunta entre o Laboratório de Estudo dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), o Departamento de História da PUC-Rio e o Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o evento pretende iluminar as múltiplas e variadas ações e experiências da classe trabalhadora durante o período autoritário no Cone Sul latino-americano (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai), na segunda metade do século XX.

Para além de refletir sobre os processos de resistência e construção de alternativas políticas, o seminário procurará avaliar os mecanismos de controle, monitoramento, perseguição e violência voltados contra os trabalhadores(as), bem como as formas de criação de consensos e incorporação por parte dos regimes autoritários. Interessa igualmente analisar as transformações sociais, econômicas e culturais daqueles anos e seus impactos na vida cotidiana dos trabalhadores e trabalhadoras. Considerando perspectivas transnacionais e comparativas, convidamos os participantes a focar suas atenções nas conexões, interações e processos comuns compartilhados na região.

O seminário contará com três mesas redondas: 1 – Trabalhadores e historiografia das ditaduras; 2 – Resistências, consensos e colaborações: trabalhadores nas ditaduras; 3 – Empresas, empresários e os mundos do trabalho nas ditaduras. O evento contará com convidados de vários países com reconhecida expertise nas discussões sobre a temática.

Maiores informações podem ser obtidas na página do evento.

Fonte: CPDOC/FGV, com edições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *