Trabalho e desenvolvimento humano

Esta obra procurou apresentar e integrar sete temas principais que relacionam o trabalho ao desenvolvimento humano. O primeiro capítulo faz uma análise retrospectiva, histórica e conceitual da evolução dos temas abordados nos relatórios de Desenvolvimento Humano da ONU desde sua criação em 1945 até a presente data. Esta análise enfoca fundamentalmente o desenvolvimento humano relacionado ao trabalho como motor de desenvolvimento.

Foi discutido no segundo capítulo aspectos sobre a contribuição do trabalho para o desenvolvimento do ser social, da sociedade e das suas dimensões positivas e negativas.

O capítulo terceiro sobre Economia Social e Solidária (ESS) responde à preocupação com o processo de elaboração de uma agenda de desenvolvimento humano tendo como base o trabalho decente, de qualidade para todos e o crescimento econômico.

O mundo globalizado e conectado e sua inter-relação com o ser humano é discutida no capítulo quarto, demonstrando como a globalização e as tecnologias podem influenciar nas diversas culturas locais.

O quinto capítulo demonstra como o trabalho sustentável e decente pode garantir a todas pessoas oportunidades de emprego produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Este capítulo faz uma análise sobre as formas atuais de trabalho e as políticas atuais envolvidas a este tema.

No sexto capítulo, “Felicidade no Trabalho”, é tratada a importância do trabalho para o bem-estar, a felicidade, a qualidade de vida e o desenvolvimento humano, destacando as perspectivas do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2015 e do Relatório Felicidade Mundial de 2017 a esse respeito.

Finalmente, no sétimo e último capítulo, é abordado como a saúde do trabalhador se situa no mundo contemporâneo, enfatizando as ações de promoção de saúde no trabalho e a criação de ambientes de trabalho saudáveis.

(texto de apresentação do livro, com edições)

Informações

Título: Trabalho e desenvolvimento humano
Organizador: Luciano Resende Ferreira
Editora: CRV
Ano: 2018

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora, inclusive em formato digital (e-book).

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *