Publicações do mundo do trabalho: primeiro trimestre de 2014

No primeiro trimestre de 2014, foram publicados e/ou disponibilizados na internet números novos de vários periódicos e publicações do mundo do trabalho, como a Revista Latino-Americana de Estudos do Trabalho, da Alast, e o boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise, do Ipea.

Revista Latino-Americana de Estudos do Trabalho

A Revista Latino-Americana de Estudos do Trabalho (Relet) é uma publicação semestral da Associação Latino-Americana de Estudos do Trabalho (Alast). A Relet é uma revista científica, temática e interdisciplinar, que tem como objetivo principal estimular o debate acadêmico no campo dos estudos do trabalho. É editada por José Ricardo Ramalho (IFCS-UFRJ) e Adalberto Cardoso (IESP-UERJ).

Seu número mais recente (ano 18, n. 30, 2013) possui como tema central “Mercados de trabalho no mundo globalizado: trajetórias e experiências“, reunindo um conjunto diverso de artigos sobre aspectos atuais do trabalho e do emprego na América Latina.

O conteúdo da revista pode ser acessado livremente e seu sumário pode ser visualizado aqui. Mais informações podem ser obtidas no site da publicação.

Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise

O boletim Mercado de Trabalho: Conjuntura e Análise é uma publicação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), fundação vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O boletim faz uma análise sobre renda, emprego, taxa de atividade e informalidade, além de conter diversas notas técnicas que analisam a evolução do mercado de trabalho brasileiro.

Seu número mais recente (ano 18, n. 56) foi publicado em fevereiro de 2014 e traz artigos sobre sindicalização dos trabalhadores brasileiros nos dias atuais, seguro-desemprego e economia solidária, assim como um panorama do funcionamento do mercado de trabalho metropolitano em 2013.

O conteúdo deste número do boletim pode ser acessado aqui e outras informações podem ser obtidas no site do Ipea.

Nota Técnica

Em março de 2014, foi publicada a mais recente Nota Técnica (n. 133) do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), “O mercado de trabalho formal brasileiro: resultados da Rais 2012“, que analisa dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2012 sobre o mercado formal de trabalho brasileiro, que, no referido ano, continuou em crescimento, como vem ocorrendo nos últimos anos, embora em um ritmo menor.

Para acessar o documento clique aqui. Mais informações sobre as Notas Técnicas, como títulos de números anteriores, podem ser obtidas no site do Dieese.

Trabalho & Educação

A revista Trabalho & Educação é uma publicação dos docentes e pesquisadores que atuam no Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (Nete), no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem como principais objetivos favorecer o intercâmbio entre os pesquisadores do campo de pesquisa em trabalho e educação e estimular os vínculos do campo de pesquisa nessas áreas com a sociedade.

O número mais recente (v. 22, n. 3, outubro a dezembro de 2013) traz o dossiê “A dinâmica da produção e a circulação de saberes: entre o trabalho e a formação“, que trata da circulação de conhecimentos entre trabalho e educação e os problemas relacionados a essas áreas.

O conteúdo da revista pode ser consultado livremente e seu sumário pode ser acessado aqui. Mais informações podem ser obtidas no site da publicação.

Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região

Publicação do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, sediado no Rio de Janeiro, a revista consiste de artigos, decisões judiciais e normas.

O número mais recente (v. 24, n. 53, janeiro a junho de 2013) traz como tema central o “Trabalho doméstico“, com vários artigos sobre o tema, à luz da EC n. 72 (PEC das Domésticas), aprovada em 2013.

A revista pode ser acessada aqui e outras informações podem ser obtidas no site do tribunal.

RRET – Estudos do Trabalho

A revista Estudos do Trabalho (RRET) é uma publicação da Rede de Estudos do Trabalho (RET) dedicada a divulgar ensaios de jovens pesquisadores da área do trabalho. A RRET tem compromisso com a divulgação de pesquisas sociais nessa área de estudos, numa perspectiva critica e interdisciplinar.

O número mais recente, com data de novembro de 2013 (ano 7, n. 13), publica o dossiê “Precarização do trabalho, saúde do trabalhador e invisibilidade social no século XXI“.

Para acessar os artigos da revista, clique aqui.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *