ONU debate estratégias para encontrar “trabalho decente para todos”

A ONU debateu entre os dias 30 de março e 1º de abril novas estratégias para encontrar “trabalho decente para todos”. Líderes mundiais, economistas, empresários e sindicalistas  estiveram  reunidos na sede das Nações Unidas para discutir a questão.

Erradicar Pobreza

Segundo a ONU, existem 202 milhões de pessoas desempregadas no mundo e vários milhões trabalhando em condições precárias. Com um em cada três trabalhadores vivendo com menos de US$ 2 por dia, equivalente a pouco mais de R$ 6, os participantes do encontro vão debater como erradicar a pobreza através de empregos que pagam bons salários.

Entre os participantes que vão discursar no evento estão os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz e Robert Shiller.

O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho, OIT, Guy Ryder, afirmou que “a dinâmica no mercado de trabalho atual desafia a habilidade de se garantir um emprego decente”.

Situação Crítica

Segundo Ryder, “essa situação é crítica porque a geração de empregos de qualidade é ponto central para o desenvolvimento sustentável.”

A reunião no Conselho Econômico e Social da ONU tem como meta os debates sobre as oportunidades para a criação de postos de trabalho que lidem com a mudança climática e com os desafios de gêneros nos empregos.

Os dados de 2014 mostram que o desemprego entre os jovens foi quase três vezes maior do que entre adultos e as mulheres são a maioria dos 1,4 bilhão de pessoas que trabalham em condições vulneráveis no mundo.

[divide]

Fonte: Rádio ONU
Texto: Edgard Júnior
Data original da publicação: 30/03/2015

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *