Nota Técnica DIEESE, n. 246: Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho

Entidade responsável: Dieese
Ano: 2020
Acesso: livre

Ao mesmo tempo em que conquistam avanços na inclusão profissional, o trabalhador e a trabalhadora com deficiência encontram-se frente a constantes desafios, sempre na busca de uma inclusão que proporcione uma cidadania plena, superando uma visão meramente assistencialista que, por muito tempo, existiu.

Se o cenário era de busca por constantes avanços até 2016, posteriormente estes(as) trabalhadores(as) têm observado esvaziamento das políticas de assistência social, saúde e educação, além de um ataque à Lei de Cotas (Lei 8.213/91). Esses retrocessos na inclusão desses(as) trabalhadores(as) no mercado de trabalho prejudicam sua inserção profissional e social, ainda em construção e fruto de muitas lutas por muitas décadas.

Na conjuntura atual, esse quadro se torna ainda mais desafiador com a pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. Esse problema de saúde pública tornou ainda mais complexa a situação dos(as) trabalhadores(as) com deficiência, pois o risco à saúde se soma ao risco do desemprego, em função da depressão econômica resultante da pandemia. Conhecer quem são os(as) trabalhadores(as) com deficiência e analisar o seu desempenho no mercado de trabalho formal, neste período de pandemia, são tarefas fundamentais para a defesa do que foi conquistado até hoje e para subsidiar a continuidade da luta por mais direitos para esse segmento ainda vulnerável do mercado de trabalho.

Clique aqui para acessar o conteúdo integral da publicação.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *