Laboratório da UFRJ lança site voltado à história do trabalho

Página inicial do site do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho, apresentando fotografia da Greve dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, 1980. Imagem: LEHMT

O site do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresenta uma série de novidades interessantes para quem busca material relacionado à história social do trabalho. São quatro novas categorias de conteúdo, que podem ser acessados pelo endereço https://lehmt.org/.

Um dos novos espaços da plataforma é a série Lugares de Memórias dos Trabalhadores. Alimentada por pesquisadores de diferentes instituições acadêmicas do Brasil, a seção resgata momentos significativos da história da classe trabalhadora brasileira, por meio dos locais nos quais foram (e seguem sendo) exercidas as disputas por melhores condições de trabalho e de vida. Outro espaço semelhante é o Contribuição Especial, com artigos de historiadores convidados sobre efemérides, biografias e eventos associados ao tema.

Coordenado pelo professor Paulo Fontes, o LEHMT também está trazendo conteúdo em áudio e vídeo para quem visitar o site do laboratório. Está disponível a primeira temporada da série de vídeos Labuta, com o tema “O que é história social do trabalho?”. São doze vídeos ao todo, entrevistando figuras relevantes ligadas à pesquisa acadêmica. E também está sendo desenvolvido o Vale Mais, com uma série de debates a respeito de história, trabalho e sociedade.

Para os próximos meses, está previsto o lançamento de mais uma atração, o Chão de Escola, seção dedicada ao diálogo com professoras e professores de ensino básico e médio sobre a história dos mundos do trabalho. Quem deseja manter-se informado sobre as atualizações pode seguir o LEHMT nas redes sociais ou inscrever-se na newsletter da instituição. 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *