Desemprego chega a 27,2% na Grécia

A taxa de desemprego na Grécia atingiu o novo recorde de 27,2% em janeiro, em comparação com o dado revisado para baixo de 25,7% em dezembro, informou a agência de estatísticas do país, a Elstat. Os jovens continuam sendo os mais afetados pela crise. Cerca de 56,3% dos gregos com idade entre 15 e 24 anos estavam sem trabalho em janeiro.

O dado de dezembro havia representado uma rara queda na quantidade de desempregados na Grécia, para 26,4%, a primeira em cinco anos, mas esse sinal de recuperação acabou sendo apagado em janeiro. A Grécia tem a taxa de desemprego mais alta de toda a zona do euro, que equivale a mais que o dobro da taxa média do bloco, de 12% em janeiro.

Com uma série de medidas de austeridade, impostas por seus credores internacionais em troca de ajuda financeira, a Grécia acaba minando a economia, gerando intensa insatisfação de seus cidadãos. A economia grega encolheu 5,7% no último trimestre de 2012 na comparação com o mesmo período do ano anterior, somando uma queda de 20%, em termos reais, desde 2008. Segundo a Elstat, o dado teria sido pior não fosse pela queda de 17,5% no déficit comercial grego no quarto trimestre.

[divide]

Fontes: O Estado de S.Paulo
Data original da publicação: 11/04/2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *