Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar os elementos centrais presentes na Uberização, buscando mapear as principais características e as condições de trabalho enfrentadas por trabalhadores associados às plataformas digitais. No período mais recente da economia brasileira, especialmente após a aprovação da Reforma Trabalhista em novembro de 2017, observou-se uma expansão da informalidade e de novas modalidades de trabalho, as quais estão marcadas pela precarização. Entre elas está presente a Uberização: que se apresenta como uma nova forma de controlar e gerenciar o trabalho através de plataformas digitais e modernos algoritmos, os quais dificultam o mapeamento das relações de trabalho existentes e invisibilizam o trabalho exercido pelos trabalhadores. Como forma de compreender melhor esses elementos, realizou-se uma pesquisa de campo com a aplicação de 122 questionários e 4 entrevistas no município de Campinas-SP, buscando-se evidenciar o perfil socioeconômico de trabalhadores que prestam serviços na área de transporte individual de passageiros. Entre os principais resultados observou-se que no universo da pesquisa: 1) uma parcela considerável de trabalhadores apresenta níveis de escolaridade elevados; 2) entre os jovens, é possível identificar que, além da maioria possuir ensino superior, parte significativa tem como primeira experiência profissional o trabalho de motorista de aplicativo; 3) o ingresso nessa ocupação não necessariamente está relacionado a uma situação de desemprego; 4) há uma diversidade considerável no perfil socioeconômico dos motoristas, que se relaciona com diferentes estratégias de sobrevivência no desenvolvimento de seu trabalho, e influenciam tanto na jornada laboral quanto em seus rendimentos. |