Entidade responsável: Centro de Análise da Sociedade Brasileira
Ano: 2024
Acesso: livre
A pesquisa As Classes Trabalhadoras é um esforço do Centro de Análise da Sociedade Brasileira (CASB), realizada com o objetivo de aprofundar a compreensão da nossa realidade e identificar desafios para ampliar um projeto democrático e popular.
Criado em 2023 por três fundações partidárias brasileiras – Perseu Abramo (PT), Lauro Campos Marielle Franco (PSOL) e Mauricio Grabois (PcdoB) –, mais a alemã Rosa Luxemburgo (Die Linke), o CASB possui duas finalidades essenciais: monitorar e estudar a extrema direita, que ameaça constantemente a democracia no Brasil e no mundo; e entender as bases de sustentação do nosso campo democrático popular na sociedade e os caminhos para fortalecê-las.
A partir da organização de debates, pesquisas e publicações, queremos contribuir com a agenda necessária sobre as mudanças ocorridas na sociedade brasileira e sua relação com projetos políticos que apontam para a transformação social.
Nesta empreitada, iniciada em 2023, emergiram temas que demandam políticas públicas, como a regulamentação do trabalho em empresas por plataforma digital, proteção social, a situação de mal-estar e adoecimento vivida pela classe trabalhadora no ambiente de trabalho e os potenciais de ampliação da organização coletiva dentro do mundo do trabalho. Também trouxeram recortes sobre a popularidade e limites do apoio para a construção de reformas rumo a uma sociedade mais justa. Apontam ainda elementos constitutivos da identidade da classe trabalhadora.
É com esse espírito que lançamos nossa pesquisa, para que possa contribuir com todos aqueles e aquelas interessados/as em construir uma sociedade mais justa, igualitária e democrática.