Vozes do passado e do presente: o trabalho das mulheres nas telecomunicações do Rio de Janeiro

CAPPELLINvozes_350O trabalho das mulheres continua desafiando os estudiosos da área das ciências humanas neste século. Mesmo sob efeito do processo de globalização e de reestruturação produtiva das últimas décadas do século passado, o trabalho feminino continua a crescer, acompanhando a tendência à precarização das condições e à desregulação das relações laborais que sempre caracterizaram o vulnerável emprego das mulheres. No setor de telecomunicações brasileiro, especialmente, a feminização do trabalho tem sido recorrente, refletindo a partir dos anos 1990 as transformações das empresas em grandes prestadoras de serviços, com efeitos visíveis sobre a divisão sexual do trabalho.

Foi no sentido de entender essas configurações e seus efeitos que a pesquisa que deu origem a este livro estabeleceu seus dois objetivos principais. O primeiro era de recuperar a trajetória das mulheres nas telecomunicações, através principalmente de depoimentos e manifestações de antigas trabalhadoras, registrando dessa forma o importante papel que elas desempenharam na expansão e consolidação do setor em nosso país.

O segundo, considerando-se o aumento do contingente de mulheres na categoria, especialmente no setor de teleatendimento sob as condições impostas pela reorganização do mundo do trabalho, impôs-se pela necessidade de acompanhar como as atuais trabalhadoras vivem e percebem a sua inserção nesse setor.

Em função desses objetivos, o livro foi organizado em duas partes. Na primeira, que remete ao passado, estão inicialmente os depoimentos comoventes sobre a trajetória de 11 trabalhadoras aposentadas, com perfis diferenciados – de escolaridade, função, idade, raça/etnia, origem familiar – das duas empresas principais do Rio de Janeiro (TELERJ e Embratel).

Na segunda parte, o livro traça um quadro minucioso da situação das trabalhadoras nos dias atuais, com o setor já bastante transformado pela inflexão neoliberal dos anos 1990.

Este livro merece ser amplamente lido e divulgado, além de debatido nos espaços acadêmico e sindical. A sua importância do ponto de vista da recuperação histórica, se soma à contribuição sociológica e à possibilidade de comparar momentos e experiências expressivas tanto das transformações produtivas no setor das telecomunicações do Brasil quanto – e principalmente neste caso – das mudanças sociais e de valores ocorridas em relação à posição das mulheres no mundo do trabalho e na sociedade. O passado ilumina o presente e, por esse caminho, se lançam as possibilidades de construção política de um futuro mais igualitário para trabalhadoras e trabalhadores de nosso país.

(trechos do prefácio da obra, por Elina Pessanha)

Informações

Título: Vozes do passado e do presente: o trabalho das mulheres nas telecomunicações do Rio de Janeiro
Organizadoras: Paola Cappellin; Maria Cristina Paulo Rodrigues; Lucília Maria Barbosa Aguiar
Editoras: Sinttel-RIO; Amorj/UFRJ
Ano: 2013
Sumário: clique aqui

Onde encontrar: A obra está disponível em formato digital neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *