Programa Ver TV debate trabalho infantil na televisão

Para algumas crianças, trabalhar na TV pode ser só uma forma de diversão. No entanto, ao se submeterem à rotina de gravação ou aos horários rígidos de programas ao vivo, percebem os limites da brincadeira. Na verdade, estão no mundo do trabalho, com suas leis e regulamentos.

O programa Ver TV, da TV Brasil, recebe o procurador do Ministério Público do Trabalho do Pará, Rafael Marques, vice-presidente da Coordenação Nacional de Combate à Exploração do trabalho de Crianças e Adolescentes; a advogada Sandra Cavalcante, especialista em direito do trabalho e autora do livro Trabalho Infantil Artístico: do deslumbramento à ilegalidade; o advogado Antônio Galvão Peres, doutor em direito do trabalho pela USP e coautor do artigo “Trabalho artístico da criança e do adolescente: valores constitucionais e normas de proteção”.

“A Constituição veda qualquer trabalho para menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz”, explica Marques. Para Sandra Cavalcante, “vivemos em uma era que a exposição a essa telinha ganha um glamour, uma admiração, que é como se não existisse ali por trás muito trabalho e muito esforço.”

O programa ainda traz uma entrevista com a preparadora de elenco Fátima Toledo, que trabalhou nos filmes Pixote e Cidade de Deus. Ela comenta os cuidados necessários na preparação de um elenco infantil.

Fonte: EBC, com Ver TV/TV Brasil, com edições
Data original da publicação: 27/08/2015

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *