Trabalho: diálogos e críticas: homenagem ao professor Márcio Túlio Viana

portotrabalho_350Na última década o trabalho vem sofrendo uma série constante de ataques violentos e graves ameaças, por meio de novas morfologias jurídicas que, consubstanciadas na perspectiva neoliberal, objetivam descentralizar o primado da relação de emprego. Emergem “novas” formas de trabalho, que criam uma cortina de fumaça para esconder a verdade que todos sabem: a fraude à relação de emprego. Toda essa sistemática reacionária no Brasil encontra-se atualmente cristalizada na Reforma Trabalhista (Leis ns. 13.429/2017, 13.467/2017 e Medida Provisória 808/2017), que objetiva enfraquecer o valor e a importância do trabalho (mais especificamente do emprego) e, ao mesmo tempo, aumentar o poderio econômico. O objetivo é diminuir o ser humano e sua dignidade, colocando em xeque, inclusive, o Estado Democrático de Direito.

A partir desse contexto, e inspirados nas lições acadêmicas do Professor Dr. Márcio Túlio Viana, ministradas na UFMG e na PUC Minas, pensamos na ideia de publicarmos e constantemente atualizarmos o presente livro, em forma de capítulos. O objetivo é analisar criticamente, tanto de maneira individual, quanto dual (entre nós ou com amigos próximos que compartilham dos mesmos ideais e ideias), como o trabalho foi e vem sendo interpretado na história, na política, na economia, no direito e na sociologia.

E, assim, esperamos, ao mesmo tempo, homenagear este filósofo do trabalho, Professor, jurista e amigo, mas, principalmente, contribuir de alguma forma para a evolução da doutrina trabalhista e da sociedade brasileira.

(trecho da introdução do livro por Lorena Vasconcelos Porto e Cláudio Jannotti da Rocha, com edições)

Informações

Título: Trabalho: diálogos e críticas: homenagem ao professor Márcio Túlio Viana
Organizadores: Lorena Vasconcelos Porto e Cláudio Jannotti da Rocha
Editora: LTr
Ano: 2018

Trecho: Leia aqui as primeiras 16 páginas do livro.

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora, inclusive em formato digital (e-book).

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *