Trabalhadores e ditaduras: Brasil, Espanha e Portugal

MATTOStrabalhadores_350Os golpes de Estado, as ditaduras que por eles foram implantadas e os processos denominados, quase sempre, “transição política” para os regimes democráticos que lhes sucederam vêm sendo estudados, na maioria das vezes, de forma delimitada pelas fronteiras nacionais dos países que viveram tais processos no século xx. Os artigos que compõem este livro quase sempre também procedem dessa forma, até porque o domínio das inúmeras variáveis históricas explicativas dos processos de mudanças dos regimes políticos já exige muito do pesquisador quando restringe seu foco de análise ao âmbito nacional. O livro, em seu conjunto, por outro lado, procura ultrapassar tais recortes, colocando em diálogo pesquisadores do Brasil, da Espanha e de Portugal.

Este livro nada contra a corrente, nesse sentido, por ter sido concebido tendo em conta a valorização do papel dos trabalhadores e dos conflitos sociais em que estavam envolvidos em todos esses processos e propondo análises que partem desse pressuposto.

(texto presente no site da editora)

Informações

Título: Trabalhadores e ditaduras: Brasil, Espanha e Portugal
Organizadores: Marcelo Badaró Mattos; Rubén Vega
Editora: Consequência
Ano: 2014

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora ou em livrarias, como Livraria Cultura, entre outras.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *