Tendências da sindicalização no Brasil: 1992-2009

Walter Arno Pichler

[divide]

Fonte: Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 38, n. 3, p. 37-46, 2011.

[divide]

Sumário: Tendências gerais da afiliação sindical | A distribuição dos afiliados por sexo | Evolução da densidade sindical nas macrorregiões do País | Considerações finais | Notas | Referências

[divide]

Este artigo apresenta uma visão panorâmica da evolução da afiliação sindical e da taxa de sindicalização (ou densidade sindical) no Brasil, entre 1992 e 2009, um período marcado por mudanças significativas na economia e nas relações laborais. O estudo apresenta a situação atual e a evolução da filiação sindical em geral no País e a evolução da distribuição da filiação sindical no meio urbano e na zona rural. Examina, igualmente, a evolução da distribuição da filiação sindical por sexo. Esse foco justifica-se devido ao considerável aumento da população feminina no mercado de trabalho, nas últimas décadas (Bruschini; Lombardi, 2002; Hoffmann; Leone, 2004; Hirata, 2002). Analisa, finalmente, a trajetória da afiliação sindical nas macrorregiões do País.

A fonte de dados empíricos é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A série histórica começa em 1992, pois esse é o primeiro ano a partir do qual existem dados comparáveis, e termina em 2009, ano das últimas informações publicadas pelo IBGE. Devido a dificuldades na obtenção de dados sobre a sindicalização nas macrorregiões para o ano de 2009, nessa parte o panorama das tendências compreende apenas o período 1992 a 2008.

A primeira seção descreve a evolução geral da afiliação sindical e da taxa de sindicalização total e por situação do domicílio no País. A segunda lança luz sobre a distribuição da sindicalização por sexo. A terceira descreve a evolução da filiação sindical, por sexo e por situação do domicílio, nas cinco macrorregiões do Brasil.

Clique aqui para continuar a leitura deste artigo no site da revista Indicadores Econômicos FEE

[divide]

Walter Arno Pichler é Sociólogo e Economista da FEE. E-mail: walter@fee.tche.br. O autor agradece os comentários e as sugestões de Bruna Kasprzak Borges. Erros que, eventualmente, tenham permanecido são de inteira responsabilidade do autor.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *