Suécia elege ex-metalúrgico para o cargo de primeiro-ministro

Após oito anos de conservadorismo no poder, os eleitores suecos voltaram a eleger um representante da esquerda ao poder. Stefan Lofven foi indicado pelo Partido Social-Democrata para formar um novo governo, em substituição ao gabinete de Fredrik Reinfeldt. O ex-metalúrgico e sindicalista é membro do IF Metall, entidade sindical que mantém colaboração com os trabalhadores brasileiros desde a década de 1970.

Lofven participou das negociações, junto aos metalúrgicos do ABC, com a Força Aérea Brasileira (FAB), que culminaram na compra de 36 caças Gripen NG, da sueca Saab. Em breve, a empresa vai instalar uma fábrica em São Bernardo do Campo,  no ABC paulista, o que deve criar centenas de empregos.

Falando à reportagem do Seu Jornal, da TVT, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Valter Sanches traçou um paralelo com a experiência brasileira, destacando a contribuição da vivência sindical para a esfera política. “Essa visão de mundo, essa bagagem de experiências, de buscas, de saídas, de investimento no desenvolvimento social, do desenvolvimento industrial para alavancar o crescimento é uma coisa que deu bastante resultado para nós, brasileiros”, afirma. Assista à reportagem da TVT.

[divide]

Fonte: Rede Brasil Atual
Data original da publicação: 08/10/2014

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *