Sindicalismo sob ataque: unidade e democracia na organização dos trabalhadores

Autor: Luis Azevedo
Editora: Insular
Ano: 2019
ISBN: 978-85-66500-16-5

Este é um livro bem-vindo em um momento tão crucial e desafiador para o movimento sindical e os movimentos sociais. Um período em que é preciso defender e garantir a democracia e recuperar o Estado Democrático de Direito.

O movimento sindical no mundo e especialmente no Brasil está desafiado a encontrar respostas rápidas ao ataque que está sofrendo e que pode resultar no seu enfraquecimento ou, como desejam os adeptos do ultraliberalismo, a sua destruição.

Os desafios vão desde a reorganização do trabalho provocada pela implantação cada vez mais rápida das novas tecnologias que alteram profundamente o modo de produção, da comercialização e da prestação de serviços, impactando de maneira muito forte a classe trabalhadora, passando pelo ataque feito contra os direitos de trabalhadores e trabalhadoras conquistados em longas décadas de luta do movimento sindical.

Faz parte dos desafios enfrentar o capitalismo que partiu para o ataque contra todas as formas de organização popular, com o objetivo claro de enfraquecer a capacidade de resistência da sociedade para poder aumentar a sua taxa de exploração, aumentar seus lucros e elevar de maneira brutal a acumulação de capitais em poucas mãos, mesmo que para isso precisem enfraquecer ou destruir a democracia.

No Brasil, estamos vivendo esses tempos de destruição de direitos políticos, sociais, trabalhistas, previdenciários e sindicais. É nesse contexto que se insere o atual livro. Além de importante recuperação histórica sobre o movimento e a organização sindicais, trata dos desafios em curso para que o movimento responda à necessidade de se reorganizar com o objetivo de continuar representando a classe trabalhadora e defender e ampliar suas conquistas.

(texto presente no site da editora)

Onde encontrar

A obra está disponível para venda no site da editora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *