Salário mínimo no Brasil: a luta pela valorização do trabalho

MELOsalario_350No Brasil, os salários, em geral, têm o poder de compra reduzido e a desigualdade ainda alcança graus extremos. A disparidade econômica caracteriza tanto a distribuição dos rendimentos do trabalho quanto a relação entre renda do trabalho e renda do capital e se reflete em diversas outras dimensões sociais, como educação, saúde e condições de vida em geral. O salário mínimo é um instrumento poderoso para enfrentar o patamar salarial baixo e a desigualdade de renda. O nível real do salário mínimo pode ser visto como uma referência para o valor que a sociedade concede ao trabalho e a todas as pessoas que vivem do próprio trabalho. Os aumentos do salário mínimo e sua política de valorização constituem conquistas relevantes para o povo brasileiro. Para além da elevação no poder de compra e dos impactos na vida de trabalhadores e beneficiários da Previdência e Assistência Social, a valorização do salário mínimo significa a inclusão do trabalho na agenda de desenvolvimento com Justiça Social do país.

Este livro consolida uma longa trajetória de reflexão e ação do movimento sindical brasileiro e da equipe técnica do DIEESE no tema do salário mínimo. Em meados da década de 2000, as marchas unificadas do movimento sindical e as negociações com o governo resultaram, primeiro, em aumentos reais expressivos para o salário mínimo e, depois, na sua política de valorização de longo prazo. Passados 10 anos, faz-se necessário um balanço sobre a elevação do mínimo e, também, uma reflexão sobre os desafios colocados para continuidade da política. Uma vez que os salários pagos no país, em geral, são baixos e insuficientes para garantir condições de vida plena e dado que a desigualdade permanece intensa, sendo um dos principais obstáculos ao desenvolvimento nacional, o Brasil deve persistir na melhoria do piso salarial nacional. Os desafios ao avanço do salário mínimo, portanto, terão que ser enfrentados para viabilizar a construção de uma sociedade que reconheça o lugar central do trabalho e do ser humano.

(texto presente no site da editora)

Informações

Título: Salário mínimo no Brasil: a luta pela valorização do trabalho
Organizador: Frederico Luiz Barbosa de Melo
Editora: LTr
Ano: 2015

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora, inclusive em formato digital (e-book), em livrarias, como Livraria Cultura, ou em sebos cadastrados no site Estante Virtual, entre outros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *