Rotatividade e políticas públicas para o mercado de trabalho

DIEESErotatividade_350Publicado em 2011, o livro Rotatividade e flexibilidade no mercado de trabalho, produzido por meio de parceria entre o Dieese e o Ministério do Trabalho e Emprego, lançou um olhar profundo sobre um dos maiores problemas do mercado de trabalho no Brasil. Agora, graças à nova parceria, a questão é retomada com novos enfoques nesta obra.

A primeira parte de Rotatividade e políticas públicas para o mercado de trabalho atualiza os dados trazidos na publicação de 2011 e analisa o altíssimo número de desligamentos de trabalhadores das empresas e o aumento dos gastos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do seguro-desemprego.

No segundo capítulo, são trazidas algumas considerações, a partir de contribuições do movimento sindical, para enfrentar o desafio de reduzir as taxas de rotatividade e aprimorar o Sistema de Políticas Públicas de Emprego. Essas considerações foram apresentadas e discutidas pelas diversas representações de trabalhadores em diferentes fóruns de atuação.

A expectativa, com esta publicação, é ampliar as discussões sobre os temas aqui abordados, suscitando uma ação e um debate conjuntos de vários setores da sociedade. Para o Dieese e o MTE, o combate à rotatividade e o aprimoramento do Sistema Público de Emprego, para dar resposta também a outras diversas questões do mercado de trabalho, são temas que devem ser tratados por meio de diálogo social.

(texto de apresentação presente na obra)

Informações

Título: Rotatividade e políticas públicas para o mercado de trabalho
Entidade autora: Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)
Editora: Dieese
Ano: 2014
Sumário: clique aqui

Onde encontrar: A obra está disponível em formato digital no site do Dieese.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *