Relats: uma rede de informação sindical para a América Latina

Imagem: Relats

No final de 2015 foi criado a RELATS (Rede Eurolatino-americana de Estudos sobre Trabalho e Sindicalismo).

A RELATS é uma biblioteca virtual de trabalhos de autores latino-americanos e europeus sobre temas diretamente ligados ou vinculados ao mundo do trabalho e ao sindicalismo.

A Rede assume como objetivo principal a defesa crítica e a promoção ativa do sindicalismo democrático e de classe, suas análises, alternativas e intervenção. Dessa forma, incorpora conteúdos provenientes de autores que escrevem sobre a temática do trabalho em um sentido amplo.

De fato, a Rede se origina no acervo de documentos do GTAS, Grupo de Trabalho sobre Autorreforma Sindical da Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (vigente em 2010-4), que tinha este mesmo fim, incorporando conteúdos produzidos pelos próprios sindicalistas e outros autores.

Buscamos reforçar a visibilidade midiática e a legitimidade social do sindicalismo, mediante a criação de um espaço de encontro entre pensamento crítico e ação sindical, partindo do respeito à autonomia da pesquisa científica e à intervenção social do movimento operário organizado, promovendo:

  • Uma plataforma de difusão dos estudos e publicações realizadas pelos membros da Rede.
  • O conhecimento recíproco e a articulação entre o sindicalismo e a academia especializada no mundo do trabalho.
  • A criação de grupos de trabalho específicos sobre os objetivos e eixos temáticos da Rede.
  • A promoção de estudos comparados, congressos e fóruns de debate.
  • A conexão com outras redes e instituições de diferentes âmbitos e similares objetivos.

Autores

A Rede recolhe produção de sindicalistas, intelectuais orgânicos do sindicalismo e pesquisadores sociais no âmbito acadêmico e de outras instituições públicas e privadas.

As áreas de especialização dos últimos coletivos se definem de forma ampla: sociologia, economia, direito social, ciências políticas e história do trabalho.

Convidamos os autores a enviar um breve currículo e autorização para a reprodução de textos.

Quanto às nacionalidades, além das europeias e latino-americanas, inclui pessoas de outros países que trabalham sobre os mesmos temas, em relação a uma ou outra região.

Os materiais e documentos a serem difundidos pela Rede poderão ser inéditos ou já publicados, de distintos formatos (artigos, livros, reportagens), âmbitos (geral, bi-regional, regional e nacional) e idiomas (espanhol, português, inglês, italiano, francês).

Outros procedimentos

A Rede também:

  • Incorpora artigos de circulação livre, já publicados, quando a coordenação os considera de interesse, para posteriormente contatar os autores.
  • Incorpora livros e revistas nas quais os autores selecionados tenham participação.
  • Firma acordos com instituições para favorecer o intercâmbio de materiais
  • Em alguns eixos, também são incorporados documentos institucionais considerados de interesse.

Para acessar a Rede, clique aqui.

Fonte: Relats, com Relats Argentina
Tradução: DMT

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *