Relação de emprego e Direito do Trabalho: papel histórico, crise e renascimento

MELLOrelacao_350O capitalismo, pelo exercício e dinâmica de suas meras forças de mercado, repercute em um cenário de concentração de renda, desigualdade, discriminação e exclusão sociais.
Ocorre que, para a realização da Democracia nos planos social, político e econômico, é necessária a associação de crescimento econômico ao desenvolvimento social.

No sistema socioeconômico capitalista contemporâneo, será que uma das formas para a efetivação da plena Democracia se encontraria na renovação da centralidade do trabalho e do emprego?

Esta indagação é tão instigante que se responde, inclusive, com base na experiência histórica concreta de notável importância — o Brasil de 2003 a 2010 —, em que as políticas públicas reassumiram a clássica concepção da importância especialmente do emprego e, de forma inicial, direcionaram-se para um significativo processo de inclusões social e econômica de um enorme contingente de pessoas.

Em suma, um livro que comprova a plena atualidade do Direito do Trabalho e do emprego dentro dos objetivos constitucionais de construir uma sociedade pautada no bem-estar das pessoas, na dignidade da pessoa humana e na justiça social, valores suficientes para o bom funcionamento do capitalismo e para a efetivação da Democracia.

(texto presente na contracapa do livro)

Informações

Título: Relação de emprego e Direito do Trabalho: papel histórico, crise e renascimento
Autora: Roberta Dantas de Mello
Editora: LTr
Ano: 2015
Sumário: clique aqui

Trecho: Leia aqui as primeiras 18 páginas do livro.

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora, inclusive em formato digital (e-book), em livrarias, como Livraria Cultura e Saraiva, ou em sebos cadastrados no site Estante Virtual, entre outros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *