Orgãos e entidades públicas
  1. Blog do Trabalho

    Blog mantido pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Criado em 2010, é atualizado regularmente com notícias, fotos e vídeos sobre diversos temas, como atividades do MTE, serviços, números e estatísticas relacionados ao trabalho e ao emprego, projetos e programas especiais, e legislação trabalhista.
    Acesse o site: http://blog.mte.gov.br/
  2. FEE – Fundação de Economia e Estatística

    Instituída em 1973, a Fundação de Economia e Estatística é uma instituição de pesquisa, vinculada à Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A FEE é a maior fonte de dados estatísticos sobre o Rio Grande do Sul. Tem como atribuição elaborar informações estatísticas e análises sobre a realidade socioeconômica gaúcha. Dentre essas informações, estão o cálculo anual do PIB regional, estatísticas e indicadores, pesquisas socioeconômicas, situação do emprego e desemprego, etc. No site, essas informações podem ser encontradas em vários suportes, como bancos de dados, relatórios, boletins, mapas, revistas e livros.
    Acesse o site: http://www.fee.tche.br/sitefee/pt/content/capa/index.php
  3. Fundacentro – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho

    Criada em 1966, a Fundacentro é uma fundação vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Sediada em São Paulo, tem como missão produzir e difundir conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores, mediante estudos e pesquisas. Em seu site pode ser encontrada uma base de teses e dissertações, além de vídeos, notícias e outros conteúdos.
    Acesse o site: http://www.fundacentro.gov.br/
  4. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Fundação pública da administração federal, vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), foi criada em 1934 com o nome de Instituto Nacional de Estatística, ganhando o nome atual em 1938. Com sede no Rio de Janeiro, o IBGE produz e analisa informações e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos. Em seu site é possível encontrar grande quantidade de informações, dados socioeconômicos, estatísticas, notícias e pesquisas, como a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), por exemplo.
    Acesse o site: http://www.ibge.gov.br/home/
  5. Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

    Fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, foi criada em 1964 e assumiu o nome atual em 1967. Com sede em Brasília-DF, o Ipea realiza pesquisas e estudos sociais e econômicos e dissemina o conhecimento resultante, além de dar apoio técnico e institucional ao Governo na avaliação, formulação e acompanhamento de políticas públicas. Em seu site podem ser encontradas notícias, publicações como livros e revistas em formato digital, e outros conteúdos.
    Acesse o site: http://www.ipea.gov.br/
  6. Memorial da Justiça do Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

    Vinculado ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e sediado em Porto Alegre-RS, o Memorial da Justiça do Trabalho tem como principais objetivos preservar, organizar e disponibilizar ao público e a pesquisadores a documentação da Justiça do Trabalho na 4ª Região. Também realiza pesquisas sobre a história da Justiça e do Direito do Trabalho no Brasil. Em seu site podem ser consultados documentos, teses, dissertações, artigos e notícias, assim como uma linha do tempo da Justiça do Trabalho.
    Acesse o site: http://www.trt4.jus.br/portal/portal/memorial
  7. MPT – Ministério Público do Trabalho

    Como um dos ramos do Ministério Público da União, o MPT é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. O MPT tem autonomia funcional e administrativa, atuando como órgão independente. Sua função é atuar na defesa dos direitos coletivos e individuais na área trabalhista. Entre suas áreas de atuação prioritárias, estão a erradicação do trabalho infantil, o combate ao trabalho escravo e a todas as formas de discriminação no trabalho, preservação da saúde e segurança do trabalhador, e regularização dos contratos de trabalho. Notícias sobre a atuação do MPT podem ser encontradas em seu site.
    Acesse o site: http://www.mpt.gov.br/
  8. MTE – Ministério do Trabalho e Emprego

    O Ministério do Trabalho e Emprego é um órgão da administração federal direta. Criado em 1930, tem como área de competência estabelecer políticas e diretrizes para geração de emprego, renda, apoio ao trabalhador, fiscalização do trabalho, política salarial, formação e desenvolvimento profissional, entre outras atividades. Em seu site podem ser encontradas notícias e documentos sobre a atuação do MTE.
    Acesse o site: http://portal.mte.gov.br/portal-mte/
  9. Seade – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados

    O Seade é uma fundação vinculada à Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. Criado em 1978, é hoje um centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas. Realiza, em parceria com o Dieese, a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) na Região Metropolitana de São Paulo. No site, indicadores econômicos, estatísticas, notícias e vídeos podem ser acessados.
    Acesse o site: http://www.seade.gov.br/
  10. Senaes – Secretaria Nacional de Economia Solidária

    Criada em 2003, é órgão do Ministério do Trabalho e Emprego. Tem como objetivo viabilizar e coordenar atividades de apoio à economia solidária em todo o país, visando a geração de trabalho e renda, inclusão social e promoção do desenvolvimento justo e solidário. Mais informações sobre a Secretaria podem ser encontradas em sua página dentro do site do MTE.
    Acesse o site: http://portal.mte.gov.br/ecosolidaria/secretaria-nacional-de-economia-solidaria/
  11. TST – Tribunal Superior do Trabalho

    O Tribunal Superior do Trabalho é o órgão máximo da Justiça do Trabalho brasileira. Sediado em Brasília e com jurisdição em todo o território nacional, tem por principal função uniformizar as decisões judiciais trabalhistas.
    Acesse o site: http://www.tst.jus.br/