OIT lança estratégia para combater desemprego que atinge 75 milhões de jovens

Atualmente, cerca de 75 milhões de jovens estão desempregados no mundo. Para responder a esta demanda, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou, em 22 de fevereiro, uma estratégia de cooperação técnica no valor de 20,7 milhões de dólares para a obtenção de apoios e o estabelecimento de alianças para mudar esta situação.

Os 48 projetos, apresentados durante a reunião dos membros do grupo de cooperação para o desenvolvimento da OIT, envolvem cinco continentes e fazem parte do seguimento da Resolução “A crise de emprego juvenil: Chamado à Ação”, adotada pela Conferência Internacional do Trabalho em junho de 2012, que pede a adoção de ações imediatas por meio de um enfoque multidimensional para lidar com o problema.

A nova carteira de cooperação técnica se concentra no apoio técnico e na assessoria política aos governos e interlocutores sociais para desenvolver e implantar o enfoque multidimensional do “Chamado à Ação de 2012″.

Inclui também propostas de desenvolvimento de conhecimentos e capacidades para que a OIT desempenhe um papel decisivo em nível mundial e atue como um centro de excelência em matéria de emprego juvenil, além de promover alianças com as Nações Unidas e o sistema multilateral e com outros parceiros para o desenvolvimento.

“Frequentemente me perguntam se o desemprego constitui uma ameaça para nossas sociedades. Esta é uma pergunta incorreta. Ainda que este perigo não fosse real, nenhum de nós deveria estar disposto a tolerar uma situação na qual milhões de jovens são abandonados à sua desesperança”, afirmou o Diretor Geral da OIT, Guy Ryder.

Fonte: ONU Brasil
Data original da publicação: 01/03/2013

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *