O trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público: o discurso do ANDES-SN e de professores sindicalizados

Autor: Fernando Barbosa dos Santos
Orientador: Carlos Alberto Lopes de Sousa
Ano: 2015
Tipo: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade de Brasília. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
Repositório: Repositório Institucional da UnB
Resumo: A presente pesquisa teve como finalidade analisar criticamente as visões do ANDES-SN e de professores sindicalizados em relação ao trabalho docente no campo da educação a distância no ensino superior público, além de traçar os desafios postos por essa modalidade de ensino dentro das IES públicas. Os conceitos norteadores da pesquisa foram a ideologia em Karl Marx, a noção de trabalho no campo do pensamento marxista e o conceito de campo em Pierre Bourdieu. Como procedimento de pesquisa foi utilizada a análise crítica de discurso em John B. Thompson, Resende e Ramalho. A abordagem de pesquisa escolhida foi o materialismo histórico e dialético, utilizando como alicerce o procedimento da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Ramalho e Resende (2011) e também lançando mão das técnicas de entrevista semiestruturada a quatro sujeitos da pesquisa, além da análise documental e bibliográfica de textos do ANDES, quais sejam, relatórios de congressos e artigos produzidos em sua revista Universidade e Sociedade desde 2005, ano de criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil. O estudo também buscou investigar como o sindicato em questão e os docentes entrevistados enxergavam o tema trabalho docente na educação a distância no ensino superior público. Os dados analisados mostram que a visão hegemônica no ANDES-SN é de que a modalidade em questão no contexto do ensino superior público contribui para precarização do trabalho docente. Já em relação aos docentes entrevistados, a pesquisa aponta que há visões antagônicas, visto que alguns corroboram a visão pessimista do sindicato e outros se mostram sensíveis às possibilidades de democratização do ensino público superior que a modalidade traz.
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