“O Futuro do Trabalho” reúne pesquisadores em Porto Alegre

Fotografia: Charles Soveral/DMT

Charles Soveral

Promovido pelo Programa em Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS, UFRGS), o III Seminário Nacional “O Futuro do Trabalho” reúne no auditório da Fundação Estadual de Economia e Estatística (FEE), uma das instituições parceiras do evento em Porto Alegre, pesquisadores do tema de instituições do setor e de oito escolas de ensino superior do Brasil.

De acordo com Antônio David Cattani, sociólogo, professor da UFRGS e coordenador do DMT, o encontro é uma oportunidade de se fazer uma reflexão mais profunda e atualizada sobre os caminhos do mundo do trabalho em um universo em constante transformação até o ano de 2021, data imaginária de uma “maioridade” do atual século.

Cattani destaca que fatores como o crescimento populacional, a globalização da produção, a intensificação do uso da tecnologia, a precarização das condições de trabalho e o desemprego são alguns objetos de estudo dos pesquisadores que apontam indícios do que poderá estar nos aguardando em um futuro próximo.

O evento foi aberto pela coordenadora do PPGS da UFRGS, Clarissa Baeta Neves, e André Scherer, diretor-técnico da FEE, que destacaram a importância da reflexão sobre o tema diante das grandes e profundas transformações produtivas da atualidade. “Estamos nos preparando para viver a maturidade da revolução tecnológica que invadiu nossas vidas, nosso modo de trabalhar e de encontrar soluções para a nossa sociedade”, comentou o diretor-técnico.

Fotografia: Charles Soveral/DMT

Já na primeira mesa de apresentações, na manhã da quinta-feira (04/12), foram relatadas pesquisas sobre políticas sociais, internacionalização do sindicalismo, agenda de desenvolvimento no Brasil e estratégias de desenvolvimento da indústria.

O III Seminário Nacional sobre “O Futuro do Trabalho” prossegue até a sexta-feira (05/12) com apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dieese, Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados, Editora Escritos e portal Democracia e Mundo do Trabalho em Debate. Participam desta edição os pesquisadores Adalberto Cardoso (IESP-UERJ), Ana Cláudia Cardoso (Dieese), Ângela Araújo (ABET), Antônio Cattani (PPGS-UFRGS), Isabel Pauline Hildegar Georges (IRD – França/UFSCar), Jacob Lima (UFSCar), José Dari Krein (CESIT-Unicamp), José Ricador Ramalho (UFRJ), Lorena Holzmann (PPGS-UFRGS), Mário César Ferreira (UnB), Maurício Rombaldi (PPGS-UFRGS), Roberto Véras de Oliveira (UFPB), SadI Dal Rosso (UnB) e Sívia Araújo (UFPR).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *