“O Futuro do Trabalho” reúne pesquisadores em Porto Alegre

“O Futuro do Trabalho” reúne pesquisadores em Porto Alegre

Charles Soveral
DMT

Promovido pelo Programa em Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS, UFRGS), o III Seminário Nacional “O Futuro do Trabalho” reúne no auditório da Fundação Estadual de Economia e Estatística (FEE), uma das instituições parceiras do evento em Porto Alegre, pesquisadores do tema de instituições do setor e de oito escolas de ensino superior do Brasil.

De acordo com Antônio David Cattani, sociólogo, professor da UFRGS e coordenador do DMT, o encontro é uma oportunidade de se fazer uma reflexão mais profunda e atualizada sobre os caminhos do mundo do trabalho em um universo em constante transformação até o ano de 2021, data imaginária de uma “maioridade” do atual século.

Cattani destaca que fatores como o crescimento populacional, a globalização da produção, a intensificação do uso da tecnologia, a precarização das condições de trabalho e o desemprego são alguns objetos de estudo dos pesquisadores que apontam indícios do que poderá estar nos aguardando em um futuro próximo.

O evento foi aberto pela coordenadora do PPGS da UFRGS, Clarissa Baeta Neves, e André Scherer, diretor-técnico da FEE, que destacaram a importância da reflexão sobre o tema diante das grandes e profundas transformações produtivas da atualidade. “Estamos nos preparando para viver a maturidade da revolução tecnológica que invadiu nossas vidas, nosso modo de trabalhar e de encontrar soluções para a nossa sociedade”, comentou o diretor-técnico.

Fotografia: Charles Soveral/DMT

Já na primeira mesa de apresentações, na manhã da quinta-feira (04/12), foram relatadas pesquisas sobre políticas sociais, internacionalização do sindicalismo, agenda de desenvolvimento no Brasil e estratégias de desenvolvimento da indústria.

O III Seminário Nacional sobre “O Futuro do Trabalho” prossegue até a sexta-feira (05/12) com apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Dieese, Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados, Editora Escritos e portal Democracia e Mundo do Trabalho em Debate. Participam desta edição os pesquisadores Adalberto Cardoso (IESP-UERJ), Ana Cláudia Cardoso (Dieese), Ângela Araújo (ABET), Antônio Cattani (PPGS-UFRGS), Isabel Pauline Hildegar Georges (IRD – França/UFSCar), Jacob Lima (UFSCar), José Dari Krein (CESIT-Unicamp), José Ricador Ramalho (UFRJ), Lorena Holzmann (PPGS-UFRGS), Mário César Ferreira (UnB), Maurício Rombaldi (PPGS-UFRGS), Roberto Véras de Oliveira (UFPB), SadI Dal Rosso (UnB) e Sívia Araújo (UFPR).

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *