O continente do labor

ANTUNEScontinente_350Em O continente do labor, com base em uma perspectiva crítica que rompe com os esquemas eurocêntricos – dominantes em grande parte da literatura dedicada às transformações do trabalho –, Ricardo Antunes examina a morfologia e a polissemia do mundo do trabalho em nuestra América. À luz da categoria trabalho, nesta obra são analisados os momentos mais importantes da história do continente, desde a época da conquista sangrenta de cinco séculos atrás até hoje.

Este livro é uma continuação da prolongada preocupação do autor em compreender as características do trabalho, em sua particularidade que articula análise teórica sustentada na melhor tradição marxista existente em várias partes do mundo, por meio do estudo sistemático da realidade concreta de nosso continente.

Por sua riqueza analítica, sua capacidade de síntese e suas contribuições teóricas e políticas, este livro se converte em uma ferramenta indispensável para aqueles que pensam que a classe-que-vive-do-trabalho (com toda sua diversidade étnica, de gênero e sociocultural) tem sido e seguirá sendo protagonista das lutas anticapitalistas que ocorrem em diversos lugares do planeta, lutas que nos últimos anos adquiriram relevância em várias partes deste continente moreno, mestiço e indígena.

(texto de Renán Vega Cantor, extraído do livro)

Informações

Título: O continente do labor
Autor: Ricardo Antunes
Editora: Boitempo
Ano: 2011
Assuntoclique aqui

Onde encontrar: A obra pode ser adquirida diretamente de sua editora, em livrarias, como Saraiva e Livraria Cultura – inclusive em versão digital –, ou em sebos cadastrados no site Estante Virtual, entre outros.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *